O Consórcio Metropolitano  - vencedor da licitação para implantação do novo modelo do sistema de transporte público por ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte – assume nesta  quarta–feira (16),  o gerenciamento das linhas de ônibus que atendem à população de Nova Lima, Raposos e Rio Acima.  Às 10 horas, os veículos serão apresentados à população de Nova Lima.

Os contratos com as empresas responsáveis pela implantação do novo modelo do sistema de transporte público por ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte foram assinados em 27 de fevereiro de 2008. A mudança só acontece agora em função do prazo do contrato anterior, firmado com a Empresa Novalimense, que iria até 2011. Como o término da vigência do contrato foi antecipado a substituição ocorre com um ano de antecedência. O Consórcio Metropolitano ao assumir as suas funções pretende melhorar as condições do transporte de passageiros em Nova Lima e região, oferecendo uma frota de 88 ônibus, sendo que 52 são veículos zero quilômetro e com acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. A idade média da frota é de dois anos. Não haverá alteração nas características operacionais das dez linhas em operação.

Segundo o sub-secretário de Transportes, Fabrício Sampaio, a mudança vai melhorar a qualidade do serviço prestado, beneficiando aos moradores dos três municípios. Os novos veículos entram em operação com o novo padrão visual da frota metropolitana, dentro do modelo exigido na reestruturação do sistema metropolitano e está prevista também a implantação de um serviço executivo, com veículos equipados com ar condicionado. “Os veículos vão operar com a bilhetagem eletrônica e haverá ônibus adaptados para atender ao transporte de passageiros em condições de acessibilidade, facilitando o embarque e desembarque aos portadores de deficiência física”, informou Sampaio.

Linhas que atendem Nova Lima, Raposos e Rio Acima

Nova Lima

Circula pela Cidade Industrial

Nova Lima/Cidade Industrial

Dados de dados de outubro de 2009 do Sistema Metropolitano:
• frota metropolitana: 2.843 veículos;
• passageiros transportados:  21.251.207 passageiros;
• número de viagens: 383.538;
• número de Redes Integradas de Transporte Metropolitano (RITs):   7;
• municipios   34;

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais