Trecho do ProAcesso no município de Grão Mogol. Foto Bernadete Amado.
Trecho do ProAcesso no município de
Grão Mogol. Foto Bernadete Amado.

O Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso), coordenado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas e executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), pavimentou, somente neste ano, mais de 1.100 quilômetros, totalizando 3.447 quilômetros já concluídos, o que corresponde a 62,1% da meta do Programa. Neste ano, está concentrada a maior quantidade de quilômetros pavimentados, desde o início dos trabalhos em 2004.

Até o momento, dos 225 municípios mineiros que, em 2003, não tinham nenhum tipo de ligação asfáltica, 135 já estão com as obras concluídas, sendo que 34 destes trechos foram finalizados neste ano, beneficiando diretamente, cerca de 890 mil pessoas. Oitenta e duas obras estão em andamento e duas estão aguardando licenciamento ambiental. Os investimentos, desde o início do programa em 2004, já ultrapassam R$ 2 bilhões.
Foram concluídos dez trechos no Norte de Minas; nove no Jequitinhonha e Mucuri; sete na Zona da Mata; cinco do Rio Doce, e três na região Central.

Seis trechos são de responsabilidade do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e as obras ainda não foram iniciadas. Estes trechos fazem a ligação dos municípios de Chapada do Norte, Dom Bosco, Jacinto, Salto da Divisa, Montalvânia e São João das Missões.

"De 2003 até hoje, o Estado já mandou construir, somente por meio do ProAcesso, 219 estradas, correspondendo a cerca de 5.600 km de rodovias. Mesmo com a crise, que abalou o mundo e o Brasil, a determinação do Governo de cumprir seus compromissos não deixou de dar prioridade a este Programa de maior alcance social", afirmou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.

Benefícios

A ligação por asfalto permite que mais pessoas tenham acesso fácil e seguro a escolas, hospitais, espaços de lazer, comércio e outros, que ficaram mais perto graças à melhoria das condições de deslocamento. O programa está contribuindo, também, para a competitividade da economia local, já que a via de acesso pavimentada reduz os custos de transporte da produção local e do fornecimento de insumos necessários.

Cerca de 60% dos municípios contemplados pelo programa estão no Norte de Minas, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce e na região Noroeste. São áreas que possuem Índice de Desenvolvimento Humano abaixo da média estadual, e onde programas como o ProAcesso são fundamentais para a melhoria das condições socioeconômicas.

Dos municípios inseridos no Programa, 88% têm menos de 10 mil habitantes e 97% têm IDH menor que a média de Minas Gerais. As regiões Central, Zona da Mata e Sul de Minas, embora mais desenvolvidas, também estão contempladas pelo ProAcesso em acessos ainda não pavimentados.

Um dos 34 municípios beneficiados neste ano foi o de Grão Mogol, no Norte de Minas. O trecho liga o município ao entroncamento da BR-251 e tem 52,5 km. Segundo o prefeito, Jéferson Augusto de Figueiredo, o ProAcesso é o maior Programa social do Governo, que valoriza a auto-estima do cidadão e o deixa ligado ao restante do mundo. "Após o início das obras de pavimentação, muitos empreendedores iniciaram construções de hotéis e pousadas na cidade, tendo em vista o grande potencial turístico do município, como cachoeiras, praias de rio, além do lago da Usina Hidrelétrica de Irapé, caminhos antigos construídos pelos escravos e casarios tombados pelo patrimônio público municipal", afirmou.

Última etapa

No último dia 04 de dezembro, o governador Aécio Neves autorizou ordem de início para os últimos sete trechos sob a responsabilidade do Governo de Minas. Esses trechos têm 337,5 quilômetros a serem pavimentados e receberão investimentos da ordem de R$ 196 milhões, beneficiando mais de 30 mil pessoas.

Estão entrando em obras os trechos: Chapada Gaucha (Arinos - Chapada Gaúcha - LMG-608); Fronteira dos Vales (Águas Formosas - Fronteira dos Vales - MG-105); Marmelópolis (Delfim Moreira - Marmelópolis - estrada municipal); Miravânia (Miravânia - Cônego Marinho - estrada municipal); Morro do Pilar (Morro do Pilar - entroncamento MG-010 - MG-232); Santa Fé de Minas (Brasilândia de Minas - Santa Fé de Minas - estrada municipal) e Santana do Deserto (Santana do Deserto - Entroncamento BR-040 - estrada municipal).

Segundo o prefeito de Chapada Gaúcha, José Raimundo Ribeiro Gomes, a pavimentação dos 94,5 km que liga o município a Arinos vai mudar completamente a vida da população. "Os produtores rurais vão conseguir vender seus produtos por um preço mais justo e comprarão os insumos com preços mais baratos, já que o frete irá diminuir. Produzimos cerca de 300 mil sacos de soja e milho por ano e o município é o maior produtor de semente de capim do Brasil. O asfalto vai fomentar, ainda, a agricultura familiar e o turismo regional em função do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, do Parque Estadual Serra das Araras e da Reserva Estadual Veredas do Acari", afirmou.

TRECHOS CONCLUIDOS EM 2009

Vargem Grande do Rio Pardo – Santo Antônio do Retiro

Varzelândia

São João da Ponte - Varzelândia

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais