Há a confirmação, por parte do Ministério da Infraestrutura, de que os recursos provenientes das indenizações da FCA, por devolução de trechos ferroviários – cerca de R$ 1,2 bilhão – poderão ser usados para a Linha 2 (Barreiro-Calafate) do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A partir disso, deverão ser definidos alguns arranjos jurídicos, como por exemplo viabilizar o eventual repasse desses recursos para o Estado e, ainda, viabilizar a contratação dos estudos para a implantação da linha, que dependem de autorização da CBTU e da União. Também será necessário definir como os bens que compõem hoje a linha 2 poderão ser transferidos para o Estado de Minas Gerais. Por essa razão, ainda é cedo para fixar a data para as obras. A expectativa é conseguir viabilizar a concessão da Linha 2 até o final da gestão.    

É importante ressaltar que a atual gestão já iniciou as tratativas para negociar, junto à União, a transferência do metrô para o Estado. Outros eventuais projetos de expansão dependem desta negociação.