A ponte de Almenara, localizada no quilômetro 35 da MG 406 sobre o rio Jequitinhonha, foi reaberta na manhã desta quinta-feira (30/04) para a circulação de pedestres e o tráfego de veículos leves e veículos de carga com capacidade de até 24 toneladas. O DER/MG concluiu as obras de recuperação da via dezesseis dias antes do prazo previsto.
 
A ponte sobre o rio Jequitinhonha, importante via de acesso à Almenara e região, foi interditada no dia 10 de janeiro deste ano, por questão de segurança, após ter sua estrutura abalada por excesso de peso, devido à passagem simultânea de duas carretas bitrem carregadas com pedras de granito.
 
Os serviços emergenciais realizados pelo DER/MG neste período foram o reforço e recuperação na estrutura do pilar danificado, reforma e recuperação nas longarinas e transversinas, troca do aparelho de apoio, nivelamento do tabuleiro, execução de nova junta de dilatação e reforço da fundação.
 
Para melhor orientação dos motoristas e pedestres, o DER/MG ampliou a sinalização, instalando uma sequência de placas de alerta sobre o limite de carga máxima permitido que é de 24 toneladas. Um projeto de aumento da capacidade atual de carga da ponte para 45 toneladas já foi concluído e deverá ser licitado em breve. O diretor geral do DER, Célio Dantas, destacou que durante a execução destas obras não será necessária a interrupção do tráfego de veículos.
 
ponte-almenara-01
ponte-almenara-02
Fotos: Divulgação DER/MG