O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta quinta-feira (13/7) em Lagoa Dourada, Território Vertentes, as obras de melhoramento e pavimentação da MG-275, no trecho entre entroncamento com a BR-383, em Lagoa Dourada, e o município de Carandaí.

A revitalização do trecho de 28,8 quilômetros da rodovia beneficiará diretamente cerca de 36 mil pessoas, que vivem nos dois municípios, além de outras 540 mil pessoas residentes em 42 municípios que compõem as regiões do Alto Paraopeba e Campos das Vertentes.

Pimentel destacou a importância da obra não só para os moradores de Lagoa Dourada e Carandaí, mas para todo o estado. “Essa rodovia é uma ligação que vai beneficiar muito o setor de produção agrícola, que é importante não só para a capital, Belo Horizonte, mas para o estado inteiro. Aqui, em especial, a gente fica encantado com o trabalho, o empenho e o carinho com que o produtor rural desenvolve a sua atividade e proporciona alimentos na mesa de quem mora na Região Metropolitana de Belo Horizonte. E agora, com essa estrada, nós vamos baratear o custo do transporte, vamos facilitar o transporte das mercadorias, tornar um pouquinho mais fácil a vida do produtor rural”, afirmou o governador, que relembrou, ainda, que a obra foi retomada durante a sua gestão.

“Quando nós chegamos ao governo, essa obra estava parada. Ela foi paralisada no final do governo passado, quando todas as obras foram paralisadas, e a gente teve que retomar. Essa obra foi retomada graças à reivindicação da população da região, através de suas lideranças, que se fez ouvir nos Fóruns Regionais de Governo. Daí a importância desse mecanismo de consulta popular que nós implantamos em Minas Gerais e continuamos trabalhando nele, e que faz com que as prioridades de cada região possam ser atendidas, ainda que num contexto de pouco dinheiro”, afirmou.

Rodovia

As obras de melhoramento, pavimentação e construção da ponte sobre o rio Carandaí tiveram como objetivo tornar o acesso à região mais rápido. A expectativa é que, a partir de agora, o tempo médio de deslocamento entre Carandaí e Lagoa Dourada seja reduzido em 30 minutos.

Além disso, a obra aumenta a segurança para a circulação de pessoas e o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros e de produtos das indústrias mineral, siderúrgica e cimenteira instaladas próximas à rodovia.

Foram pavimentados 28,8 quilômetros de via, com investimento de cerca de R$ 52,1 milhões. As obras foram realizadas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).

Para o prefeito de Lagoa Dourada, Manoel Geraldo de Resende, a obra irá melhorar a infraestrutura da região. “Os benefícios para a região serão imensos, pois melhora a qualidade de vida das comunidades localizadas ao longo dessa rodovia. Melhoram também as condições de escoamento da produção rural e transporte na região”, disse.

Já o prefeito de Carandaí, Washington Luiz Gravina Teixeira, disse que, com o asfaltamento da estrada, “um sonho se torna realidade”. “O senhor não sabe a importância que essa obra tem para região, e, com certeza, trará mais negócios para o setor agropecuário da região. Esta obra ficará na história de Carandaí e o seu nome também”, disse, em agradecimento ao governador Fernando Pimentel.

Durante a solenidade, o Governador cumprimentou o almoxarife Luiz Paulo de Oliveira, que representou os trabalhadores da obra no evento. Estiveram presentes o secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares, os deputados estaduais Leonídio Bouças, Cristiano Silveira e Glaycon Franco, além dos prefeitos de Entre Rios de Minas, José Walter Resende Aguiar, de Queluzito, Célio de Souza, de Santa Cruz de Minas, Sinara Rafaela Campos, de Capela Nova, Adelmo de Rezende, de Casa Grande, Luiz Gonçalves, e de Cipotânea, José Bonifácio Gomes, além de vereadores e outras lideranças da região.

Fonte: Agência Minas
Fotos 1 e 3: Manoel Marques/Imprensa MG