A diretora de Concessões da SETOP Samira Marx Pinheiro, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, graduada pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro em 2009, venceu o Prêmio Voorhees-Large 2017 por sua dissertação do mestrado com o tema: "Estimando as elasticidades de tarifa na demanda ferroviária na Grã-Bretanha usando a inferência Bayesiana", concluída no Instituto de Estudos de Transporte da Universidade de Leeds.

A premiação é feita anualmente pela Brian Large Bursary Fund, instituição criada em memória de Al Voorhees e Brian Large, considerados pais do planejamento de transportes. Concorrem ao prêmio os trabalhos de todos os estudantes do Reino Unido da área de transportes, uma comunidade formada por alunos de 11 instituições de ensino: Universidade de Cardiff, Napier Edimburgo, Glasgow, Imperiall College, Leeds, Newcastle, Salford, Southamptom, College London – The Bartlett, Westminster e Universidade do Oeste da Inglaterra.

Em sua dissertação de mestrado, Samira Marx demonstra que a vantagem da aplicação da estatística Bayesiana neste estudo se dá ao sucesso da estimação de elasticidades coerentes com a teoria econômica – uma deficiência dos métodos tradicionais da estatística. Isso se deve ao teorema de Bayes, o qual considera que dados devem ser utilizados para atualizar uma expectativa já existente – neste caso, os princípios econômicos da demanda, ao invés de formarem, isoladamente, a estimativa propriamente dita.

A Universidade, criada em 1904, é uma das maiores instituições de ensino superior do Reino Unido, reconhecida mundialmente pela qualidade de ensino e pesquisa.

samira