As obras do Terminal Metropolitano Bernardo Monteiro, na área hospitalar de Belo Horizonte, entre as avenidas dos Andradas e Francisco Sales, seguem em ritmo acelerado, com a conclusão da fundação do terminal e dos serviços de rede de água e esgoto. Atualmente, cerca de 60 operários e outros profissionais trabalham na finalização da instalação da estrutura metálica e do bloco de apoio e na concretagem da pista de rolamento, que passou recentemente pelo primeiro teste operacional de acesso de ônibus ao terminal, seguindo as especificações da BHTrans.

O Terminal, que já está com mais de 40% das obras executadas, terá, após a sua conclusão, capacidade para receber uma média de 40 ônibus/dia, do tipo padrão e articulado, e 3,8 mil passageiros no horário de pico, de quatro linhas troncais originárias dos terminais Vilarinho, São Benedito, Justinópolis e Morro Alto.

O projeto do Bernardo Monteiro prevê a construção da plataforma de embarque e desembarque de passageiros, espaço de apoio, requalificação dos equipamentos e melhoria das condições ambientais, além de estrutura de apoio, depósito de material de limpeza, salas de controle técnico entre outras dependências. Está previsto ainda projeto de paisagismo e urbanismo que inclui a requalificação das calçadas no entorno da Estação.

Fotos: Mércia Lemos