O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (22/6), na Cidade Administrativa, com o senador Carlos Viana, deputados federais e estaduais do Norte de Minas para tratar da possibilidade de viabilização de obras na região com a antecipação de outorgas da concessão da BR-135.

“A Seinfra vem pensando, já há algum tempo, em mecanismos que permitam concretizar obras estruturantes no Norte de Minas, algumas delas paralisadas. Nós nos mobilizamos e identificamos esses projetos e, nessa oportunidade, queremos alinhar expectativas e compartilhar, junto às lideranças da região, quais passos precisam ser tomados para a viabilização das obras. Seria injusto decidirmos e anunciarmos sem compartilhar primeiro com a bancada”, explicou o secretário.

“É uma oportunidade muito interessante de ouvirmos a opinião dos legítimos representantes da região, em cima de possibilidades que estão aqui colocadas. Não vamos sair daqui com anúncios fechados, mas com um leque de possibilidades e com a avaliação dos senhores em relação à importância e prioridade dessas obras”, disse o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Governo, José Geraldo Prado.

Durante a reunião, foram apresentadas obras e projetos paralisados na região e aos quais há a intenção da Secretaria em retomar. Alguns deles poderão se valer de recursos provenientes de uma eventual antecipação de pagamentos de outorgas da BR-135, possibilidade que vem sendo estudada com a Concessionária Eco135, administradora do trecho. Entre as intervenções citadas estão, por exemplo, a pavimentação da MG-402, trecho Pintópolis-Urucuia, e a ponte sobre o Rio São Francisco. O secretário Marco Aurélio Barcelos afirmou que há, ainda, a intenção de resolver o Contorno de Montes Claros.

O diretor superintendente da Eco135, Marcelo Bevilaqua, também apresentou, por videoconferência, as principais intervenções previstas em contrato e seus status. Ao final da reunião, foram apresentados os próximos passos para a viabilização das obras propostas, como a própria negociação com a concessionária para antecipação dos fluxos de pagamento que ela faz ao Estado de Minas Gerais, a avaliação jurídica sobre a inserção do Contorno de Montes Claros na concessão da BR-135 e o anúncio oficial do início das obras, que haverá de ser feito pelo Governador. Na sequência, foi aberto espaço para que os deputados presentes fizessem suas ponderações e dirimissem dúvidas.

Presente na reunião, o senador Carlos Viana afirmou que a iniciativa de diálogo é de suma importância e destacou a obra de Pintópolis- Urucuia, que, em sua visão, é fundamental para a região. “É um investimento que trará outros, futuros. Essa é uma obra prioritária e que seria um marco para todos nós”, destacou.

Estiveram na reunião, além do senador, os deputados federais Delegado Marcelo Freitas, Fred Costa e Paulo Guedes; os deputados estaduais Arlen Santiago, Gil Pereira, Tadeuzinho, Virgílio Guimarães, Zé Reis, além do diretor-geral do IDENE, Nilson Borges, da subsecretária de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Mônica Lanna, e do superintendente de Logística de Transportes da Seinfra, Guilherme Pagliara.