Carlos Alberto/Secom MG

GUAXUPÉ (04/02/10) - O governador Aécio Neves inaugurou, nesta quinta-feira (4), as obras de reforma e modernização do aeroporto de Guaxupé, no Sul de Minas, que recebeu R$ 3,5 milhões em investimentos do Governo de Minas. O governador também anunciou a liberação de mais R$ 1,35 milhão para obras no município nas áreas da saúde, esportes, meio ambiente e turismo. Do total, R$ 800 mil serão destinados à melhoria do atendimento na Santa Casa, R$ 300 mil vão para o Parque Olímpico e R$ 250 mil para a conclusão do Parque Municipal Mogiana.

Acompanhado do vice-governador Antonio Anastasia, Aécio Neves desembarcou em Guaxupé afirmando que a modernização do aeroporto representa um portal de oportunidades e novos negócios para os municípios da região.

“Um aeroporto como esse não trará desenvolvimento apenas para a população de Guaxupé, mas também para as pessoas que vivem nas cidades próximas, trazendo oportunidades de novos negócios e também de salvarmos vidas. Muitas pessoas em situação de emergência ou que precisavam de um transplante e que tinham que agir rápido, não tinham a alternativa de transporte aéreo. Isso não mais acontecerá aqui”, afirmou, em seu pronunciamento.

Para o vice-governador Antonio Anastasia as obras do aeroporto irão alavancar o desenvolvimento regional. “Um aeroporto representa a porta de entrada de novos investimentos. A chance de trazermos empresários, empreendedores e de transformarmos Guaxupé numa das principais sedes de negócios do Sul de Minas, gerando emprego e renda para a população”, disse.

Polo de negócios

O prefeito de Guaxupé, Roberto Luciano Vieira (PT), lembrou que o Sul de Minas contribui com 15% das exportações do Estado e que as novas instalações do aeroporto irão favorecer o acesso a atacadistas, importadores e exportadores.

“A modernização desse aeroporto significa algo como a duplicação da rodovia Fernão Dias representou para Varginha, Pouso Alegre e outros municípios. É um salto muito significativo. Estamos inaugurando as obras físicas, mas existe outra obra invisível que transformará Guaxupé num polo de atração de investimentos do Brasil. O acesso fácil a Belo Horizonte é de extrema importância, significa que o desenvolvimento pode chegar mais fácil à nossa região”, afirmou o prefeito.

As obras no Aeroporto de Guaxupé incluíram a ampliação da cerca de proteção no contorno da área patrimonial de acordo com o padrão Organização de Aviação Civil (Icao), melhoria da pavimentação da pista, balizamento noturno, iluminação de pátio, farol rotativo para operação noturna, permitindo funcionamento 24 horas; implantação do terminal de passageiros e do serviço de combate a incêndio.

A modernização do aeroporto de Guaxupé está incluída no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (Proaero). O objetivo do programa é que 100% das cidades mineiras tenham um aeroporto em condições de operação diurna e noturna, com acesso pavimentado, numa distância máxima de 100 quilômetros.

Gestão eficiente

Durante a solenidade, o governador afirmou que, nos últimos sete anos, o Governo de Minas priorizou o planejamento, o estabelecimento de prioridades e a destinação correta dos recursos públicos. Segundo ele, a gestão eficiente permitiu ao Estado executar um conjunto de obras que contemplou as principais áreas e está melhorando a vida das pessoas.

Ele citou que as ações implantadas pelo Estado levaram a uma queda dos indicadores de crimes violentos aos mesmos níveis de dez anos atrás e que, na área de infraestrutura, o Governo de Minas ligará por asfalto 220 municípios do Estado que ainda dependiam de estrada de terra.

“Jamais se investiu tanto em Minas, em todas as áreas, como investimos até aqui. Somos o estado brasileiro que mais investe em segurança pública. Os investimentos do Luz para Todos vão levar energia a todas as comunidades rurais do Estado. Saneamento; jamais se fez tanto na história de Minas Gerais. Todas as cidades mineiras estão sendo ligadas por asfalto”, disse o governador.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais