Omar Freire/Imprensa MG
Omar Freire/Imprensa MG

BELO HORIZONTE (16/04/10) - A importância que a Copa de 2014 deixe um legado para Belo Horizonte, uma das cidades sede do evento, e para Minas Gerais foi o principal assunto discutido durante o seminário Copa 2014, nesta sexta-feira (16), em Belo Horizonte, primeiro dia do 3º Salão Mineiro do Turismo. Com a presença de especialistas, consultores e representantes do Governo de Minas e do governo federal, o objetivo do seminário foi preparar a comunidade mineira e todos os setores da cadeia econômica de prestação de serviços turísticos para a realização do evento esportivo.

Durante a palestra “O Legado da Copa 2014 para o Turismo de Minas Gerais”, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, defendeu a implementação de infraestrutura básica nos municípios mineiros, que já vem sendo conquistada por meio de ações do Governo de Minas como o Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso) e o Decola Minas, além da capacitação de profissionais e a necessidade de melhoria dos hotéis e criação de novos leitos.

“A Copa de 2014 é a grande oportunidade de Minas Gerais chamar a atenção do mundo, com seu povo, sua cultura, suas riquezas”, destacou Érica Drumond, que salientou também a importância de Belo Horizonte sediar cada vez mais eventos de grande porte como forma de se preparar para o evento mundial.

Infraestrutura

O representante do Escritório de Gerenciamento (EGP) do Projeto Copa do Mundo FIFA 2014 do Governo de Minas, Fernando Ladeira, que falou sobre a infraestrutura esportiva para a Copa, destacou que as obras de primeira etapa do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) estão de acordo com o cronograma previsto pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). De acordo com Ladeira, o Governo do Estado trabalha com duas frentes de obras: a primeira que compreende as reformas dos estádios do Independência, em Belo Horizonte, e a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas; e a segunda frente que compreende a reforma do Mineirão.

Ao reformar a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, na região Central do Estado, e o Estádio do Independência, o Governo de Minas oferece uma alternativa para realização de jogos dos clubes da capital - Atlético, América e Cruzeiro -, enquanto o Mineirão estiver fechado para obras, o que irá ocorrer no final de junho de 2010.

“Estamos seguindo o cronograma proposto pela FIFA, sinal disto é que hoje foi publicado o edital para a segunda etapa de obras de modernização do Mineirão. O nosso objetivo é cumprir o cronograma de entrega dos estádios para a Copa, que é dezembro de 2012, para que possamos pleitear e sermos também uma das sedes da Copa das Confederações em 2013”, afirmou Fernando Ladeira.

Legado

O presidente do Comitê Executivo Municipal Copa 2014, Tiago Lacerda, destacou a importância do trabalho integrado entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo de Minas para a preparação e realização do evento mundial. De acordo com Lacerda, a parceria irá possibilitar o lançamento do plano estratégico para a Copa de 2014 nas próximas semanas, que irá abordar a preparação pré-Copa, Estádios Alternativos e Operação Copa.

“Devemos pensar a Copa e principalmente no pós-Copa, para deixarmos um legado para os mineiros. O que for para herança, como infraestrutura urbana e estádios, receberão o maior volume de investimentos”, destacou.

Com a palestra “Marketing Promocional”, o alemão Axel Klingel que participou do desenvolvimento e implantação de estratégias no setor turístico de Berlim para a Copa da Alemanha, falou da importância que os moradores das cidades sede da Copa de 2014 e das cidades base tenham benefícios com os investimentos realizados para o evento esportivo e que os recursos investidos sejam reutilizados após a Copa do Mundo. “Minas tem que mostrar que é um dos melhores destinos do Brasil, fortalecendo sua visibilidade nacional e internacional”, disse.

Salão Mineiro

O 3º Salão Mineiro de Turismo é uma realização da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae-MG. Com o slogan “Descubra novos lugares - Descubra grandes oportunidades”, o evento faz um convite para que o mineiro conheça os atrativos turísticos do Estado. A entrada no evento é gratuita. Neste sábado (17), o evento será aberto das 10h até as 20h. Já no domingo (18), das 10h às 18h. Mais informações: www.salaomineirodoturismo.com.br.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais