Os apartamentos estão distribuídos por dez blocos, com unidades de dois e três quartos. Até julho próximo, outros 208 apartamentos deverão ser entregues.  No total, serão reassentadas 672 famílias. As demais famílias que foram deslocadas para a realização das obras tiveram relocação assistida como parte do Projeto Remo, da Prefeitura de Contagem. Os apartamentos de dois e três quartos têm área construída de 45,78 e 54,78 metros quadrados respectivamente.

As obras de Requalificação do Ribeirão Arrudas começaram há cerca de um ano e os recursos já aplicados somam R$ 90 milhões, cerca de 43,9% do investimento total a ser feito. Orçados em R$ 10 milhões, os primeiros dez de blocos de apartamentos vão abrigar famílias da antiga Vila Dom Bosco, em Contagem. Para iniciar as intervenções previstas no projeto, o Deop-MG, autarquia da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop),  está promovendo a retirada de 977 famílias, que viviam em condições precárias às margens do Arrudas.

Para o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, que representou o governador Antonio Anastasia, as obras representam grande alcance social. “Trata-se de uma transformação radical na vida destas pessoas, que sofriam constantemente com alagamentos e viviam em condições de saneamento extremamente precárias, sujeitas a riscos. O programa habitacional implementado nesta obra está cumprindo sua função, que é melhorar a qualidade de vida das pessoas que viviam em condições extremamente difíceis. Além disso, estamos contribuindo para recuperar o meio ambiente, eliminando ocupações indevidas das margens de rios", explicou o secretário.

Participaram também da solenidade o vice prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, representando o prefeito Márcio Lacerda e a prefeita de Contagem, Marília Campos e representantes da Caixa Econômica Federal.

Requalificação do Arrudas
A obra de Requalificação do Arrudas tem orçamento inicial total de R$ 205 milhões, com a participação do Governo Federal (R$ 155 milhões), do Estado (R$ 25 milhões) e das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem (R$ 12,5 milhões de cada uma). Entre as intervenções a serem feitas estão a canalização e tratamento do fundo de vale do Arrudas, com saneamento, recuperação ambiental e melhoria na articulação do sistema viário, desafogando a avenida Tito Fulgêncio, melhorando o acesso ao vetor oeste da região metropolitana de Belo Horizonte, incluindo os municípios de Contagem, Ibirité, Mário Campos e Brumadinho. Para tanto, serão construídos quatro pontes, dois viadutos e uma estrutura mista com viaduto e trincheira.

A avenida Tereza Cristina será ampliada em mais 2,7 quilômetros com duas pistas de rolamento com 10,50 metros de largura, passeios de 3,0 metros e canteiro central variável. O fundo de vale do Ribeirão Arrudas receberá obras de contenções, retificações, interceptores de esgoto, remanejamento das redes de água e esgotos.

A preocupação com a qualidade de vida dos moradores é uma questão de responsabilidade social nesta obra, onde a solução ambiental adotada preservará em leito natural o Ribeirão Arrudas. Com a desocupação de Área de Preservação Permanente (APP) será implantado um parque linear, com área total de 145 mil metros quadrados, abrigando áreas de lazer, jardins e áreas verdes, centro comunitário (com área de aproximadamente 500 m²). Além disso serão construídos para uso da população uma creche e um posto de saúde.

Residencial
Cada um dos 23 blocos do Residencial Parque Arrudas tem 16 apartamentos distribuídos por quatro andares, sendo a metade com dois quartos e a outra metade com três. Os apartamentos com dois quartos têm área construída de 45,78 metros quadrados e os de três quartos têm 54,78 metros quadrados. A ocupação dos blocos levará em consideração que os apartamentos de primeiro andar, com janelas gradeadas, estão destinados às pessoas idosas e às famílias que tenham membros com algum tipo de necessidade especial.

Na área interna do Residencial Parque Arrudas, as ruas serão asfaltadas, haverá estacionamento e tratamento paisagístico. Um trabalho de assistência social está sendo desenvolvido para orientar as famílias sobre as mudanças que devem acontecer na vida de todos. As famílias vão receber noções de conceito patrimonial, gestão de condomínio e elaboração de regimento interno de cada bloco.

O restante das famílias, que não ficarão nos reassentamentos em construção, vão ocupar moradias adquiridas pela Prefeitura de Contagem através do Programa Remo. Além das famílias reassentadas, serão beneficiados os moradores do vetor oeste da região metropolitana de Belo Horizonte.

PRÓXIMAS ENTREGAS

Mês

Apartamentos

Blocos

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

Os primeiros 160 apartamentos destinados a famílias que foram retiradas de áreas de riscos às margens do ribeirão Arrudas, na divisa entre os municípios de Belo Horizonte e Contagem estão sendo entregues nesta sexta-feira (23/04). Construído sob a coordenação do Departamento Estadual de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop), o Residencial Parque Arrudas faz parte das obras de requalificação do ribeirão, realizadas por meio de parceria entre os governos federal e estadual e as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem.