Foto Lílian Miranda

O Núcleo de Educação para o Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) realizou nesta terça-feira (27), em Divinópolis, na região Centro-Oeste, o primeiro seminário “Minas educando para um trânsito mais seguro”. O evento, que acontecerá em outras quatro cidades pólo do Estado, tem o objetivo de promover um debate sobre os problemas de trânsito em Minas, discutir o papel dos educadores, da sociedade, do poder público e da iniciativa privada e listar os desafios na busca de soluções.

A abertura do evento foi feita pela coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito do DER, Rosely Fantoni.  Segundo ela, este trabalho está relacionado com a proposta da Organização Mundial de Saúde, OMS, da Organização das Nações Unidas, ONU, e da Federação Internacional dos Automóveis (FIA) de instituir a década de 2010 a 2020 como a Década Mundial de Segurança no Trânsito. “Dentre as propostas dos órgãos envolvidos, a principal delas é colocar a educação como fator primordial e essencial para que possamos reduzir o número trágico de acidentes em todo o mundo. E o Estado de Minas, através das ações do DER e em parceria com outras instituições, está saindo na frente, na medida que estamos capacitando os professores para que possam levar a informação aos estudantes”, afirmou.

O consultor em Educação no Trânsito, Eduardo Biavati, apresentou os resultados de várias pesquisadas realizadas com jovens brasileiros. Entre os de 14 e 15 anos, ficou constatado que 26% deles nunca usa o cinto de segurança e que 22% consome, exageradamente, bebida alcóolica. Números levantados entre universitários do Rio de Janeiro e São Paulo apontaram que 80% deles aprovaram a lei seca, mas que também 80% dos que pegam carona com amigos não usam o cinto de segurança. Os números mostram que para 20 pessoas que sofrem acidente de carro, uma vem a falecer, sendo que das 19 sobreviventes, seis ficarão dependentes de cadeiras de rodas.

“Esta é a chance que temos de sensibilizar os educadores sobre a questão da violência no trânsito. É preciso falar sobre este tema e mostramos que é possível disseminá-lo em várias matérias do currículo escolar. Os educadores só precisam passar o conteúdo de forma envolvente e que responsabilize os jovens pelas escolhas que eles fazem, convocando-os para uma nova atitude de vida, sem ter que abordar, por exemplo, normas do Código de Trânsito Brasileiro”, comentou Biavati.

O panorama do trânsito em Divinópolis e região foi apresentado pelo coronel Gentil Alberto de Menezes e pelo capitão Jocimar Lúcio Santos. Com 216 mil habitantes, Divinópolis tem uma frota de 90.323 veículos, o que corresponde a 2,4 habitantes por veículo. Foram apresentadas algumas ações educativas realizadas na cidade pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, entre elas, 30 palestras, dez 10 campanhas, 28 blitzen e 11 artigos publicados. Os palestrantes apontaram as infrações mais frequentes no trânsito, como deixar de usar de o cinto de segurança, realizar ultrapassagem proibida, dirigir conversando ao celular e mostraram, taambém, estatísticas de acidentes.

A gestora de comunicação e programa social da Concessionária Nascentes das Gerais, Marcelina Liberato, relatou as ações desenvolvidas pela Concessionária. Atualmente estão consolidados quatro programas voltados para a área de educação para o trânsito, que atinge professores dos ensinos fundamental e médio, caminhoneiros e colaboradores diretos e indiretos. Em 2009 a capacitação atingiu mais de 1,2 milhão de pessoas no trecho administrado pela Concessionária , com 371,4 quilômetros.

Estiveram presentes cerca de 150 pessoas, dentre professores das redes municipal, estadual e particular de Divinópolis e região, agentes de trânsito do DER, policiais civis e rodoviários federais, policiais e bombeiros militares, representantes das empresas responsáveis pela administração do trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), e Contagem  (Transcon), representantes de centros de formação de condutores e das Secretarias Municipais de Educação e de Transportes de Divinópolis.

Seminários

Os outros quatro seminários, que acontecerão em Uberlândia, Juiz de Fora, Varginha e Montes Claros, darão, também como neste evento, sequência à capacitação do curso à distância em educação para o trânsito realizado pelo DER. Mais de 2.000 professores devem ser capacitados até o final deste ano.

O conteúdo do curso está em conformidade com as orientações estabelecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), através da Portaria nº 147, de 2 de junho de 2009, que estabelece as diretrizes nacionais da educação para o trânsito na pré-escola e no ensino fundamental.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais