Foto Bernadete Amado

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) comemorou nesta terça-feira (04/05) o seu 64º aniversário, com a entrega de 25 novas viaturas para a Diretoria de Fiscalização do órgão. As novas viaturas irão reforçar as operações de fiscalização nas rodovias mineiras, atuando no combate ao transporte irregular de passageiros, uso da faixa de domínio, transporte de trabalhadores rurais, dentre outras atividades.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, destacou o trabalho realizado pelo corpo de funcionários durante esses 64 anos de atuação do órgão, pois foi “graças a essa capacidade técnica, nestes últimos anos conseguimos nos superar e recuperamos uma grande quantidade de rodovias no Estado, por meio do ProMG, impulsionando a economia e melhorando a trafegabilidade e já concluímos a pavimentação de 151 novas estradas, dentro do ProAcesso (Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios), são mais de 3.700 quilômetros”.

“Vale destacar, que nos últimos sete anos muitas novidades técnicas surgiram. Um exemplo emblemático é a construção da Linha Verde, que conta com os mais modernos equipamentos de segurança viária e a duplicação da avenida Antônio Carlos”, ressaltou Fuad.

Para o diretor-geral do DER, José Élcio Monteze, o desafio enfrentado pelo primeiro diretor-geral, em 1946, pode ser considerado semelhante ao que o DER enfrenta agora. “Grandes mudanças estão acontecendo com a modernização do Governo de Minas, como é o caso da transferência da administração pública mineira para a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. O DER já vem atuando neste processo, promovendo a melhoria da acessibilidade ao vetor norte, com a implantação da Linha Verde e de outras melhorias viárias como a conclusão da segunda etapa da avenida Antonio Carlos”, explicou  Monteze.

O diretor-geral lembrou que “conforme registros da época (1946), a rede rodoviária que o DER havia recebido como legado desde a sua instalação como Inspetoria, era formada por estradas “carroçáveis e/ou de estiagem”, pois somente podiam ser utilizadas durante o período seco. Porém os desafios de hoje estimulam a equipe técnica do DER a buscar soluções adequadas ao desenvolvimento do setor rodoviário em Minas Gerais”.

Para o presidente do Sindicato da Construção Pesada de Minas Gerais (SICEPOT-MG), Alberto Salum, "estamos orgulhosos em ter o DER-MG como parceiro e de trabalhar juntamente com seus técnicos na construção e melhoria da infraestrutura rodoviária do estado. Na passagem dos 64 anos, a diretoria do SICEPOT-MG presta ao DER-MG uma especial homenagem pelo trabalho em prol do desenvolvimento mineiro que a autarquia vem fazendo ao longo de sua história."

O presidente da Associação dos Engenheiros do DER/MG (Assender), Luiz Gonzaga Chaves Campos, acredita ser motivo de orgulho estar vinculada ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, Órgão que considera sinônimo de vanguarda e profissionalismo. ”Parabenizamos a instituição por contribuir, nestes 64 anos de funcionamento, com o desenvolvimento e o crescimento dos municípios mineiros, levando mais qualidade de vida à população”, destacou.

O DER
A criação do DER aconteceu no dia 04 de maio de 1946, organizado dentro da estrutura da antiga Secretaria de Viação e Obras Públicas. Até 2002, o DER tinha cerca de 14 mil km de rodovias pavimentadas, nos últimos sete anos foram pavimentados mais de 4.200 km de novas rodovias. Somente em 2009, o DER pavimentou mais de 1.100 km de rodovias através do Programa ProAcesso. Todo este crescimento se deve ao envolvimento da equipe, explicou Monteze .

Nos últimos sete anos, os números acumulados mostram um salto no crescimento da rede pavimentada sob a jurisdição do DER. São 17.896 quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas e 7.521 quilômetros não pavimentadas, que concentram as atividades de operação e manutenção de através das 40 Coordenadorias Regionais do departamento, distribuídas de forma estratégica em todo o Estado.

Para os desafios da modernidade administrativa, o DER já vem se preparando, realizando no ano passado um redesenho dos processo internos, reduzindo cerca de 1.200 ações, diminuindo o número de tarefas efetuadas caiu e crescendo produtividade. “Consciente do papel que deve desempenhar junto ao público, o DER mantém um planejamento voltado ao aprimoramento dos padrões de eficiência, qualidade e segurança para os usuários das rodovias mineiras, seguindo as metas da Secretaria Estadual dos Transportes e Obras Públicas (Setop)”,destacou Monteze.

Para 2010, o DER mantém metas arrojadas. No ProAcesso, deverão ser R$ 885,7 milhões, e 700 quilômetros de rodovias pavimentadas serão recuperados, por meio do ProMG, além de ser feita a contratação para a recuperação de 915 quilômetros dentro da mesma filosofia do programa, o que deve representar  investimentos de R$ 300 milhões. Na área de operação da via, o DER deverá continuar implantando radares, além dos 84 já instalados, operando balanças, vistoriando pontes, realizando ações educativas e de fiscalização.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais