Foto Divulgação Setop

Obras de saneamento, pavimentação, canalização, construção de pontes e diversas outras intervenções em todas as regiões de Minas, tem melhorado a qualidade de vida dos mineiros em diversos municípios, por meio do programa Minas Avança. Até o momento, 66 obras de infraestrutura foram concluídas em todo o Estado, sendo investidos R$ 243,8 milhões pelo Governo do Estado.

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, por exemplo, está sendo recuperada a pista da avenida Deusdeth Salgado e construída, no mesmo local, uma galeria pluvial. A estrada que liga o município de Camanducaia ao distrito de Monte Verde, no Sul de Minas, também está sendo pavimentada e em Lavras, ainda na região Sul, estão em andamento as obras de implantação do Anel Viário Presidente Tancredo Neves (lote 1). Para o ano de 2011 está prevista a conclusão da construção e revitalização da antiga Febem do Barreiro, em Belo Horizonte.

Obras concluídas
Entre as diversas obras de infraestrutura já concluídas, duas estão na região Norte. Uma é a conclusão da avenida Magalhães Pinto, em Montes Claros, e a construção da Avenida Sanitária, em Janaúba. No Centro-Oeste e Sul estão outras duas obras, a implantação da Rede de Distribuição Urbana na avenida Dr. João Vaz Sobrinho, em Arcos, e em Campo Belo, a construção e canalização de Avenidas Sanitárias, pavimentação de vias, construção de esgoto sanitário, drenagem pluvial, passeios, meio-fio, nas avenidas Américo Leão e Prefeito Wanderlei Luiz Maia.

Na região Central, duas obras também foram contempladas pelo Programa. Em Barbacena foi concluída a segunda etapa da canalização e urbanização da Avenida Sanitária do Córrego Laje e em Sete Lagoas foi realizada a pavimentação e drenagem na Avenida Prefeito Alberto Moura.

Em Governador Valadares, região do Rio Doce, foi construído o Centro de Apoio ao Turismo e um portal na entrada para o Pico do Ibituruna.

Em Brumadinho, na Região Metropolitana, foi concluída a obra de pavimentação do trecho que liga Brumadinho a Inhotim, na região Central, incluindo a construção de uma ponte. “O museu do Inhotim é referência para o mundo inteiro e, inclusive, é o primeiro do Brasil em arte contemporânea. Recebemos cerca de 4.000 visitantes por semana e a nossa expectativa é de que este número aumente muito após a conclusão da obra, já que muita gente evita visitar o museu pela falta de estrada pavimentada”, comentou o prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos.

Benefícios
O prefeito de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, Averaldo Moreira Martins, comemora a realização das obras de canalização em sua cidade. “A voçoroca em Virgem da Lapa iniciou há mais de 20 anos, com a retirada da cobertura vegetal para a formação dos bairros Esmeralda e Alto São Vicente, próximo ao córrego São Domingos. Mais de 30 famílias corriam sérios riscos de perderem suas casas, além do estrago em diversos lotes vagos. A voçoroca tinha mais de 60 metros de largura e 100 metros de profundidade. Com essa obra, as águas que formavam a voçoroca foram captadas e canalizadas”, comemorou.

ProAero
O Programa Minas Avança ampliou seus serviços ao integrar o ProAero, como mais uma ação a ser executada em diversas regiões do Estado.

Na área dos aeroportos, por meio do ProAero, programa que visa a adequação, ampliação, melhoria e revitalização de 95 aeroportos do Estado de Minas Gerais, estão previstas, para este ano, as conclusões de três novas instalações nos municípios de Cláudio, Ubá e Viçosa. Os investimentos somam R$ 41,8 milhões.

Até o momento, 20 aeroportos, em diferentes regiões do Estado, foram concluídos: Poços de Caldas, Zona da Mata (em Goianá), Manhuaçu, Ituiutaba, Iturama, Diamantina, São João Del Rei, Frutal, Guanhães, Araxá, Oliveira, Governador Valadares, Guaxupé, Divinópolis, Capelinha, Curvelo, Ouro Fino, Passos, Piumhi e Lavras. Nestas obras foram investidos cerca de R$ 241 milhões.

Recentemente foram autorizados pelo Governador do Estado, Antonio Anastasia, as obras nos seguintes aeroportos: Januária, Pirapora, Teófilo Otoni, Campina Verde e mais uma etapa do aeroporto da Zona da Mata, em Goianá. Os recursos podem chegar a cerca de R$ 40 milhões.

Onze projetos de engenharia já estão concluídos para as cidades de Alfenas, Arinos, João Pinheiro, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Taiobeiras, Almenara, Araçuaí, Caxambu e Ponte Nova.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais