Foto: Bernadete Amado
Foto: Bernadete Amado

Com o objetivo de desenvolver uma metodologia de gestão de projetos cada vez mais ágil e eficiente e agregar boas práticas da iniciativa privada em seu modelo, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) realizou, nesta sexta-feira (05/11), o “III Workshop de Benchmarking em Gerenciamento de Projeto”. O evento aconteceu no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) e contou com a participação de representantes de escritórios de gerenciamento de projetos que trocaram experiências e apresentaram inovações na área.

“É importante discutir o tema, para que as práticas de gestão sejam aperfeiçoadas, resultando em maior sucesso das iniciativas e políticas públicas, com melhor desempenho no seu prazo, preço e qualidade”, destacou o chefe da Assessoria de Gerenciamento de Projeto da Setop, Daniel Nogueira.

Durante o Workshop foram apresentados procedimentos e ferramentas de gestão coorporativa de risco utilizados na empresa de consultoria SNC Lavalin. Segundo o especialista Rodrigo Espírito Santo, para entender os riscos em um projeto, é necessário saber que riscos são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades e, caso se concretizem, influenciam no resultado final do projeto, negativamente ou positivamente. Ele abriu sua palestra enfatizando que “não há projetos, sem risco”, e apresentou a importância do Gerenciamento de Riscos de Projetos. “A necessidade de gerenciar riscos decorre, principalmente, da consciência de existência de fatores, internos ou externos ao projeto”, pontuou.

Outro assunto discutido no evento foi gestão de pessoas, apresentado pela vice-presidente de educação do Project Management Institute (PMI/MG), Rosânia de Castro Fernandes, que abordou os aspectos da gestão de pessoas em projetos e o perfil necessário ao gerente de projetos para liderança de equipes multidisciplinares. “A grande deficiência dentro de um projeto é a ausência de planejamento. É preciso qualificar profissionais para atender às demandas do mercado”, comentou Rosânia Fernandes.

Ela enfatizou, ainda que “a Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais está no caminho certo, quando realiza workshops com o objetivo de explorar conhecimentos, apresentar metodologias do Escritório de Projetos, além de difundir uma visão ampla da gestão pública e seus projetos”.

Agência Minas e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais