Depois de três dias de palestras, terminou o Seminário de Sinalização e Segurança Viária promovido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), em parceria com a Associação dos Engenheiros do DER/MG (Assender). O evento teve o objetivo de proporcionar a troca de experiências sobre as novas tecnologias aplicadas no setor. Durante o seminário, foi realizado um curso intensivo relacionado ao tema, que reuniu cerca de 200 profissionais que atuam no serviço público e na iniciativa privada, além de estudantes universitários.

Um dos temas de destaque do evento foi a Auditoria de Segurança Viária, que apresentou como case do projeto de sinalização viária da Linha Verde, no trecho de 22 km da rodovia MG-010, entre Belo Horizonte e o Aeroporto Tancredo Neves. O trabalho de auditoria, considerado como pioneiro no Brasil, realizou nesse segmento rodoviário uma revisão minuciosa de toda a sinalização para qualificá-la entre as melhores vias do Brasil de nível internacional.

Com um investimento de R$ 18 milhões em tecnologias de ponta de sinalização na MG-010, foram instalados vibraline (faixa com sonorizadores), amortecedores de impacto na bifurcação, delimitadores cilíndricos nas entradas e saídas da via, placas com películas refletivas com alta visibilidade noturna e delineadores de concreto. Além disso, a MG-010 é a primeira a utilizar defensas de tripla onda que são capazes de absorver fortes impactos.

De acordo com o engenheiro do DER/MG, Walmir Zuccheratti, um dos responsáveis pelo projeto de sinalização da MG-010 e palestrante do evento, "uma boa sinalização viária reduz em 80% o grau de gravidade de um acidente". Ele ainda afirmou que "atitudes e conceitos podem ser estruturados para conscientização dos profissionais envolvidos, tanto quanto dos usuários de uma via, para que acidentes e mortes sejam levados a um grau muito menor do que o atual".

Curso Intensivo

Especialista da Universidade Federal Fluminense e palestrante em diversos países, Nelson Mattos, que ministrou curso de 16 horas/aula, se disse surpreso com a grande presença de estudantes dispostos a ampliar seu conhecimento em sinalização viária. "É uma felicidade descobrir, neste curso de curta duração, a presença forte de jovens estudantes em busca de um conhecimento especializado e tão necessário sobre a segurança viária", conta o professor.

Para Mattos, uma maior conscientização do corpo técnico faz com que, ao final do processo, tanto na parte de projeto quanto na parte de execução da obra, tenhamos como resultados mais segurança e tranquilidade para os usuários. O professor ainda acrescenta que a cada nova interferência na sinalização haverá diminuição do número de acidentes e consequente aumento no número de vidas salvas em nossas estradas.

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