Divulgação Setop

O Aeroporto Regional da Zona da Mata, localizado entre Goianá e Rio Novo, próximo a Juiz de Fora, já está autorizado a operar por instrumento noturno. A autorização foi emitida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e publicada nesta quinta-feira (22/09), pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), através da portaria de homologação liberando definitivamente a atividade.

A partir de agora, a empresa Multiterminais Alfandegados do Brasil Ltda, contratada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), para efetuar as atividades de administração e operação do aeroporto, poderá contar com mais este incremento para aperfeiçoar a operação do aeroporto.

Desde o dia 23 de agosto, o aeroporto já opera com uma linha regular comercial, da Azul Linhas Aéreas, transportando passageiros em dois vôos (ida e volta), ligando as cidades de Campinas e Goianá. A partir do dia 1º de outubro, serão oferecidos mais quatro voos comerciais diários. De acordo com estimativa da Multiterminais Alfandegados, somente neste mês de setembro devem passar pelo aeroporto cerca de cinco mil pessoas, entre passageiros e visitantes.

Cargas

Segundo o subsecretário de Regulação de Transportes, Diogo Prosdocimi, com a liberação dos voos noturnos pelo Decea e Anac, será possível ao Aeroporto Regional da Zona da Mata dar o passo definitivo para a sua operacionalização como hub logístico, com o início da operação dos vôos de carga. "No Brasil, a maioria das empresas opera com voos de carga de porte médio no período noturno, e o ARZM tem pista de pouso e decolagem com 2.530m, perfeitamente adequada para a manobra das aeronaves de carga", disse.

Para o diretor adjunto da Multiterminais, Denilson Duarte, já estão sendo efetuados contatos e existem empresas interessas em iniciar este tipo de operação que vem logo em seguida ao transporte de passageiros. "As empresas de transporte aéreo de carga preferem operar no período noturno, outro fator que agora o ARZM vem atender", concluiu.

Minas Online Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais