Foto Mario Braga

Estabelecer uma nova missão institucional, com valores renovados e objetivos focados em novos programas estruturadores foram apresentados a todos os integrantes do Sistema de Transportes e Obras Públicas (SISTOP), na reunião de revisão do planejamento estratégico do sistema de transportes e obras públicas, realizada nesta terça-feira (13/12), no auditório JK, na Cidade Administrativa. Projetos estruturadores como o Caminhos de Minas e a Expansão da Mobilidade Urbana da região metropolitana, além do Processo Estratégico de Recuperação e Manutenção da malha viária em todo o Estado são as novidades.

A Revisão do Planejamento Estratégico do sistema de transportes e obras públicas nasceu a partir de agosto deste ano, quando o Governador Antonio Anastasia anunciou a nova versão do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado - PMDI, para o período de 2011 a 2030.  "A partir deste momento, cada secretaria passou a trabalhar especificamente no detalhamento das ações da sua pasta. No caso da SETOP, foram gastos cerca de três meses em entrevistas e reuniões com a alta direção do sistema, explicou Gustavo Horta Palhares, assessor chefe da AGEI.

Na Revisão do PMDI o Governador apresentou o Programa Minas Logística que vai concentrar as ações do Governo de Minas direcionadas para a área de transportes e obras públicas, a serem coordenadas pela SETOP e executadas pelo Departamento de estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais - DER-MG e o Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais - DEOP-MG.

O Secretário Carlos Melles ainda destacou a importância e o papel desempenhado pelas autarquias vinculadas, DER e DEOP. "Sem esses dois departamentos a SETOP não teria condições de realizar uma série de metas propostas. O que cabe no momento é buscar a excelência na qualidade dos serviços, a execução das obras dentro dos prazos estabelecidos e com a eficiência destes dois órgãos, que atuam em harmonia com as políticas públicas definidas pelo Governador Anastasia", concluiu Melles.

Revisão do Planejamento Estratégico

Com a revisão do planejamento estratégico a missão institucional da SETOP é de "ser referência em soluções integradas de transporte e obras públicas", mantendo os cinco valores existentes: ética, transparência, sustentabilidade, comprometimento e efetividade; e acrescentando um: inovação. Para o DER a missão será de "ser referência em infraestrutura e gestão de transporte rodoviário" e acrescentado mais dois valores aos existentes: gestão para a cidadania e inovação. Ao DEOP, a missão será de "ser referência em soluções integradas de arquitetura e engenharia para a execução de obras públicas", acrescentando aos cinco valores o de cooperatividade.

Para o Secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, "o Governo de Minas tem buscado uma execução bem feita dos seus programas e projetos, um exemplo disto é o programa Proacesso, que hoje é um sucesso, pois está com 97% da meta alcançada. São cerca de cinco mil quilômetros concluídos de novas rodovias e um investimento de R$ 3,5 bilhões, um resultado que dignifica a toda a equipe envolvida, são 190 obras concluídas até outubro deste ano".

Além do PROACESSO as metas atingidas pelos outros programas foram significativas, "no PROMG tivemos 5.368 km de rodovias recuperadas e um investimento de R$ 1,1 bi, na Potencialização da Infaestrutura Agroindustrial da Fronteira Agrícola foram pavimentados 294 quilômetros de rodovias e um investimento de R$ 240 milhões; com o PROSEG a segurança viária nas rodovias estaduais, tem ganhado um impulso nos últimos anos, com 196 radares instalados e em operação, além de 74 balanças. Através do Minas Avança forma concluídas obras no aeroporto regional da zona da mata, hoje Presidente Itamar Franco. Na RMBH as obras de expansão ordenada da infraestrutura logística acumulam um total de R$ 900 milhões em obras como a Linha Verde, duplicação da Avenda Antônio Carlos, Requalificação Ambiental do Arrudas, duplicação da MG 020, obras complementares na avenida Cristiano Machado e a recuperação funcional da MG 424", destacou destacou Gustavo Palhares,

A apresentação da Revisão do Planejamento Estratégico para o período 2012 a 2015, aconteceu na manhã da última terça-feira (13/12), no Auditório JK na Cidade Administrativa. A reunião contou com a presença da alta direção do Sistema de Transportes e Obras Públicas do Governo de Minas Gerais, além de diretores, superintendentes e funcionários da SETOP, DER-MG e do DEOP-MG.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais