O governador Antonio Anastasia participou, nesta segunda-feira (12), juntamente com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, da inauguração do Complexo de Viadutos José Alencar, em Belo Horizonte. A obra irá melhorar o tráfego na confluência das avenidas Abrahão Caram e Presidente Antônio Carlos, facilitando o acesso ao Mineirão, ao Complexo do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e ao Campus Pampulha da UFMG.

A intervenção é uma das etapas de implantação do BRT da avenida Antônio Carlos e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento - Pac Mobilidade/Copa - que contempla obras de mobilidade urbana com vistas à Copa das Confederações, em 2013, e à Copa do Mundo da Fifa, em 2014.

Anastasia destacou a importância do complexo e a parceria entre as esferas governamentais nas obras para as competições internacionais a serem realizadas em Belo Horizonte nos próximos anos.

"É uma obra viária muito importante, porque ela suprime um gargalo de trânsito de Belo Horizonte. Vai ser um acesso muito bom e uma obra que marca uma parceria fundamental e bem sucedida, em Minas Gerais, entre os três níveis de governo, o Governo Federal, o Governo Estadual e o Município, que beneficia não só Belo Horizonte, como diversos outros municípios. Belo Horizonte, por ser a capital do Estado, é mais simbólico. As obras do PAC da Copa estão avançando bem, inclusive com o reconhecimento da presidenta Dilma, que, aqui esteve, há poucos meses, visitando as obras inauguradas hoje", afirmou o governador.

O Governo de Minas investiu R$ 20 milhões no empreendimento, por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop). Os recursos foram destinados a parte das indenizações pelas desapropriações necessárias para as obras.

Projeto

O projeto consiste na implantação de dois viadutos e uma trincheira, que ligarão a Avenida Abrahão Caram à Professor Magalhães Penido (acesso ao Aeroporto da Pampulha), possibilitando a transposição da Antônio Carlos, tanto no sentido centro/bairro como bairro/centro. Os investimentos da prefeitura na execução das obras do complexo de viadutos alcançaram R$ 34,5 milhões.

O prefeito Márcio Lacerda enfatizou que Belo Horizonte está cumprindo o cronograma das obras para a Copa do Mundo, além de apontar a inauguração como um presente de aniversário para Belo Horizonte.

"Estamos fazendo nosso dever de casa. Belo Horizonte foi a primeira cidade a assinar o financiamento do PAC da Copa com a Caixa Econômica Federal, daí estarmos com as obras em perfeito andamento. Nesse caso, apesar de ser um simples conjunto de viadutos e uma trincheira, vai melhorar muito a vida da Universidade, dos usuários do aeroporto, do pessoal que vai ao Mineirão, de todo esse entorno de bairros. É um presente muito importante que a cidade ganha no dia em que comemora seus 114 anos", disse Lacerda.

Antonio Anastasia louvou o fato de o complexo ter sido nomeado em homenagem a José Alencar, ressaltando os feitos ao ex-vice-presidente.

"É interessante observar que o prefeito tomou a iniciativa de dar o nome de José Alencar, basicamente, a um viaduto, a uma ponte, o que simbolicamente, sempre foi a sua vida, unindo as pessoas, levando progresso e desenvolvimento. Entre outras tantas homenagens que já recebeu o ex-vice-presidente e outras tantas que certamente lhe farão, ficará essa aqui do povo de Belo Horizonte, cidade que o acolheu e onde teve a sede de seus bem sucedidos empreendimentos empresariais".

A viúva de José Alencar, Marisa Campos Gomes da Silva, acompanhou a cerimônia. Também participaram da solenidade o secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, o secretário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, o reitor da UFMG, Clélio Campolina, além de representantes das empresas responsáveis e dos funcionários que trabalharam nas obras.

Mineirão

Após a inauguração, o governador acompanhou o prefeito e o ministro em uma visita às obras do Mineirão. Da arquibancada, as autoridades visualizaram o estádio e receberam explicações dos engenheiros sobre o andamento das obras.

Aldo Rebelo afirmou que o estágio das obras do Mineirão em relação a outros estádios o surpreendeu, o que dá tranquilidade ao ministério e à organização da Copa.

"As obras estão surpreendentemente avançadas. Eu tenho visitado outras obras que, embora dentro do cronograma, não têm ainda a aparência de avanço que eu vi aqui no Mineirão. Isso nos dá bastante tranquilidade pela importância que Belo Horizonte tem, não apenas para a Copa de 2014, mas também, para a Copa das Confederações".

O governador corroborou as palavras do ministro. "Estamos dentro do cronograma e muito otimistas que vamos ter aqui um estádio belíssimo, com muito conforto e segurança para o espectador mineiro", disse Antonio Anastasia.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais