Foto Divulgação/Imprensa MG

Desde que começou a operar, em agosto de 2011, o Aeroporto Regional Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, na Zona da Mata, conta com uma tecnologia de ponta, que apenas os grandes aeroportos do mundo disponibilizam: o caminhão AP4, contra incêndios. O veículo foi importado da França com investimentos de R$ 2,5 milhões, pesa quase três toneladas e tem tração 6X6 nas rodas. Em Minas, além do Aeroporto Itamar Franco, atualmente apenas o Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins, possui a mesma tecnologia.

Além disso, como diferencial, o caminhão atua em conjunto com uma carreta-tanque, que realiza o reabastecimento concomitantemente ao combate ao fogo. A capacidade do AP4 é de 10 mil litros de água e a da carreta é de 25 mil litros, com desempenho para reabastecimento de 5.500 litros por minuto. A seção contra incêndio do Aeroporto conta, ainda, com um caminhão AC3 e um carro de resgate, totalizando investimentos de cerca de R$ 3,6 milhões em equipamentos móveis.

Segundo Denilson Duarte, diretor da empresa Multiterminais Logística Integrada, licitada pelo Governo de Minas para administrar o Aeroporto, a tecnologia que o AP4 apresenta é de ponta. "Temos um alto grau de qualidade, caso ocorra necessidade de combate ao fogo", afirma. Ele destaca, também, a presença do carro de resgate no Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco. "É um veículo que possui 250 itens para salvamento, se acontecer algum sinistro", informa. "Mas a gente espera mesmo é que nunca precisemos usar nenhum desses recursos", conclui.

Janaína Kostaneski, supervisora comercial de viaturas especiais da Triel-HT, empresa que trouxe a tecnologia para o Aeroporto Regional, considera a seção contra incêndio modelo para o País. "Estou sempre viajando e não conheço outro aeroporto que realize o ataque contra incêndio utilizando o AP4 e a carreta-tanque. Normalmente o caminhão precisa se deslocar para o reabastecimento", relata. Joel Pedro Gonçalves, chefe da equipe de Bombeiro de Aeródromo do Aeroporto Regional conta também que o AP4 possui dois canhões para liberar espuma, com alcance de até 80 metros. "O AP4 é o que há de melhor no mercado hoje, é a tecnologia mais avançada que existe e utilizada apenas pelos principais aeroportos do mundo", completa.

Wilie Bahia, gerente operacional do Aeroporto Regional, informa, ainda, que a equipe de combate a incêndios é composta por 24 profissionais e que, mensalmente, são realizadas ações de simulação.

Operações

O primeiro voo doméstico no Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, que está localizado entre as cidades de Goianá e Rio Novo, aconteceu no dia 22 de agosto de 2011, após a mudança na administração do local, da Infraero para o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

A retirada de obstáculos naturais com investimento do Governo do Estado de aproximadamente R$ 16,7 milhões, resultou na ampliação do uso da pista de pouso e decolagem para 1.800 metros, sendo que a pista existente é de 2.525 metros. Com essa extensão, é permitida a manobra de aeronaves de grande porte com o objetivo de transportar passageiros e cargas. Em janeiro de 2012 o Estado deu ordem de início para execução da segunda etapa da retirada dos obstáculos naturais, com investimento de aproximadamente R$ 10,7 milhões, que possibilitará a utilização da pista de pouso de decolagens em sua totalidade.

"Com a estrutura concluída para atuar no transporte aéreo de passageiros e cargas, o aeroporto se torna um importante hub logístico, se apresentando como um canal de importações e exportações, capaz de atrair e canalizar inúmeros investimentos para a região", afirma o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais