Crédito: Mércia Lemos

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles recebeu, nessa segunda-feira (22), o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso. Durante o encontro, o embaixador explicou que a sua visita a Minas e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), teve como objetivo conhecer as realizações do Governo de Minas no âmbito de infraestrutura em logística e transportes, buscando conhecer como estavam sendo direcionados os investimentos nesta área.

"Em breve grandes eventos de projeção mundial se realizarão no Brasil, como o Encontro da Juventude Católica no Rio de Janeiro, a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014, e as Olímpiadas de 2016 e, desta forma, o país deverá investir na qualidade dos serviços e da infraestrutura disponível. Buscamos conhecer a estrutura existente e os investimentos previstos em rodovias, aeroportos e metrô", explicou o embaixador Manuel Câmara Hermoso.

Para situar a comitiva espanhola como a área de infraestrutura e transportes em Minas tem se estruturado, foi feita uma apresentação sobre o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), 2012 a 2015, onde estão concentrados investimentos de cerca de R$ 7,5 bilhões em obras voltadas a mobilidade na região metropolitana de Belo Horizonte, como o projeto de Vetor Norte, reforma do Anel Rodoviário, a licitação do projeto de implantação do Rodoanel Norte, reforma e expansão do metrô e a implantação de novas rodovias pavimentadas com o programa Caminhos de Minas.

Além do Caminhos de Minas, com 1,9 mil quilômetros de novas rodovias pavimentadas para a primeira fase, foram apresentados os resultados do Proacesso, com mais de 5 mil quilômetros que levou o benefício da integração e inclusão social a mais de 200 municípios mineiros, além da ações em recuperação e manutenção rodoviária com o ProMG, melhoria da rede de aeroportos, e o incremento das parcerias público privadas, tomando como ponto de partida a PPP da MG 050 e as perspectivas de expansão desta modelagem para outras concessões rodoviárias, metrô e o Rodoanel Norte.

"Somente de 2003 a 2012, o Governo de Minas investiu R$ 12,8 bilhões na consolidação de uma infraestrutura em transportes que seja capaz de atender às demandas da população, proporcionando benefício social, melhoria da qualidade de vida e permitindo o acesso a serviços básico como saúde, segurança e educação, além de promover e incentivar a economia local, gerando investimentos e permitindo o escoamento da produção regional", destacou Melles.

Participaram da comitiva do embaixador da Espanha Manuel de la Cámara Hermoso na visita a Setop, o cônsul da Espanha em Minas Gerais para Educação, Inácio Martinez-Castignani e o cônsul honorário em Belo Horizonte, Cláudio Alvarez Lourenço. Acompanharam a reunião o secretário adjunto Fabrício Sampaio, o subsecretário de regulação dos transportes, Diogo Prosdocimi e o diretor-geral do Departamento de Obras do Estado de Minas Gerais (Deop-MG), Fernando Antônio Jannotti.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais