Plug Minas BH / Divulgação DEOP-MG

O Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop-MG), visando atender à implementação de políticas públicas das demais secretarias do Estado, planejou, projetou, coordenou e executou um conjunto de 182 obras de engenharia em 2012, representando um investimento superior a 1,1 bilhão. Este montante está distribuído em 70 obras concluídas, 83 em andamento, e 29 licitadas ou em processos de licitação a serem executadas em 2013.

Para 2013, um amplo programa de obras previstas para licitar na área de infraestrutura, como a complementação do PAC Arrudas, o PAC Ferrugem, o PAC Drenagem e o PAC Prevenção de Desastres, os Terminais Metropolitanos de integração e infraestrutura aeroportuária, além de obras na área da Educação; Segurança; Turismo; Esportes e Juventude; e Cultura, com investimentos superiores a R$ 1,2 bilhão para 2013, 2014 e 2015, assegurados por operações de crédito junto ao Banco do Brasil, BNDES e CEF.

Para o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, "os números alcançados em 2012 são significativos, mas a grande satisfação está em poder levar à população mineira serviços de qualidade, levando em conta o custo, a rapidez e a funcionalidade das obras que são projetadas e executadas" disse Melles, destacando que os projetos são elaborados em conformidade com as demandas dos órgãos e entidades públicos da esfera estadual.

O Deop-MG é vinculado à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e atua nas áreas de infraestrutura, prédios públicos, defesa social, esportes, educação, saúde, meio ambiente e fazenda, com uma estrutura de gerentes focados nestas áreas. Um aspecto importante no Departamento é a existência de uma interação entre ele e seus clientes, por meio de um planejamento anual de obras denominado Plano Geral de Obras (PGO), no qual sua execução é acompanhada por um indicador no Acordo de Resultados.

Obras

Segundo o diretor-geral do Deop-MG, Fernando Jannotti, as obras são executadas para atender às comunidades, como a construção de escolas, aeroportos e hospitais. "Como destaque de 2012, não posso deixar de citar a construção da fábrica de remédios da FUNED e o centro de cultura, esporte e inclusão social Point Barreiro, em andamento e, também, o já concluído Centro de Tecido Biológico, em Lagoa Santa. Encerramos uma etapa do Plug Minas, que é voltado para a formação profissional e atividades de esportes, e estamos fazendo o Parque das Águas, em Frutal. Temos, também, a Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, que está em fase de conclusão e possui imenso alcance social e conta com investimentos da ordem dos R$ 261 milhões", contou o diretor.

Para o ano de 2013, Jannotti destacou o início da obra de reforma da escola Barão do Rio Branco, na Avenida Getúlio Vargas, em Belo Horizonte, o projeto de revitalização do prédio verde da Praça da Liberdade, e investimentos em diversos aeroportos do estado. "Outras obras que já estão sendo licitadas e vamos começar a fazer neste ano de 2013 são as estações do BRT. Da mesma forma que a prefeitura da capital está fazendo as estações do BRT ao longo da Cristiano Machado e da Pedro I, o Deop, através da Secretaria de Transportes, implantará o BRT metropolitano, para fortalecer a mobilidade", destacou.

Gerenciamento de Obras Públicas

Ao longo de 2012, a Superintendência de Infraestrutura Governamental da Setop deu seguimento ao projeto de implantação do Modelo de Governança de Obras Públicas, cujo objetivo é possibilitar melhor articulação entre a SETOP, SEPLAG, DEOP-MG e clientes, ampliando a aderência entre o planejamento e a execução dos empreendimentos, resultando em entregas de qualidade, a preços justos e no prazo acordado.

Este modelo, que vem sendo implantado desde 2011, integra a estruturação de um Escritório de Gerenciamento de Obras Públicas que atualmente gerencia obras e projetos na metodologia de Gerenciamento Intensivo e contempla 26 empreendimentos executados pelo DEOP-MG em diversas áreas como segurança, saúde, infraestrutura e meio ambiente.

Minas Online e Blog , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais.

Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais .

Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais