O governador em exercício de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, assinou, nesta terça-feira (21/5), em Patos de Minas, despacho governamental determinando à Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) e ao Departamento de Obras Públicas (Deop) prioridade na adoção de providências necessárias para o início da execução das obras de reforma e melhoramento do aeroporto daquela cidade do Alto Paranaíba.

Com investimentos de R$ 4,3 milhões, o Governo do Estado, por meio do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), vai adequar o aeroporto, de forma a dar suporte ao crescimento das atividades na região, possibilitando a operação de aeronaves com capacidade para 66 passageiros.

Alberto Pinto Coelho disse que as obras visão adequar o aeroporto de Patos de Minas às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de forma a que o terminal possa receber aeronaves com segurança. Juntamente, com as intervenções em outros 32 aeroportos, por meio do Proaero, o governo “pretende ampliar as condições desenvolvimento em todas as regiões e municípios do Estado”, afirmou.

As intervenções serão feitas na pista de pouso e decolagem, faixa de pista preparada, pátio de estacionamento, construção da seção de combate a incêndio, execução de cerca padrão no entorno de toda a área patrimonial, além da retirada ou sinalização dos obstáculos à navegação aérea. O governador em exercício anunciou que, no final das obras do aeroporto, será destinado ao município um caminhão de combate a incêndio, instrumento essencial para o funcionamento do terminal.

Em seguida, Alberto Pinto Coelho inaugurou a Subestação Patos de Minas 2, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que vai garantir o atendimento a novas demandas de fornecimento de energia elétrica na região. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 27 milhões para adequar aos padrões de qualidade do fornecimento de energia elétrica, dar mais confiabilidade do sistema elétrico e atender ao crescimento da região.

A nova subestação é alimentada em 138 kV, através das novas linhas de distribuição, Carmo do Paranaíba 2 – Patos de Minas 2, Patos de Minas 2 – Patos de Minas 1, circuito duplo, com a extensão de aproximadamente 11 km.

Alberto Pinto Coelho acionou botão, marcando, simbolicamente, o início de operação da subestação, que, segundo ele, tem condições de até triplicar a sua capacidade. “Com recursos da tecnologia, esse equipamento garante energia em quantidade e qualidade para atender toda a região, porque a Cemig é um centro de excelência em geração, transmissão e distribuição”, completou.