O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta terça-feira (25/03), investimentos da ordem de R$ 3 milhões para reforma e melhoramentos no Aeroporto de Muriaé, na Zona da Mata. Com as intervenções, o local vai poder receber aeronaves com 14 assentos, o que vai possibilitar ligação direta com as cidades de Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo, ampliando, assim, as rotas de voos regionais no interior mineiro.

Ao anunciar os recursos, Anastasia destacou a importância de melhorar o aeroporto de Muriaé para atrair investimentos para o município. “Essa é uma obra fundamental. O aeroporto não é somente para quem viaja de avião. Ele é fundamental para o desenvolvimento econômico da cidade e da região. Estamos criando condições para termos, aqui, voos regionais, linhas regionais. Com o aeroporto vamos permitir a vinda de empresas para o município e, num futuro breve, uma linha aérea regular. Muriaé é uma cidade que tem uma grande vocação econômica, é uma cidade em desenvolvimento”, afirmou o governador.

O prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, agradeceu ao governador pelo investimento anunciado. “Agradeço por proporcionar as obras desse aeroporto e adequá-lo às exigências da modernidade, que tem sido uma reivindicação antiga de nosso município”, disse.

Durante o evento, Anastasia se despediu, como governador, de Muriaé, já que deixa o cargo no próximo dia 4 de abril. “Eu gostaria de agradecer aos meus amigos de Muriaé. Faço um agradecimento carinhoso e de coração, por tanta atenção que tive nas minhas vindas à cidade de Muriaé. Relembro as obras que visitei e as que eu inaugurei. O que queremos é muito simples. É trabalhar por Muriaé, por Minas e pelo Brasil”, afirmou o governador.

Obra

Dentre as melhorias a serem realizadas no Aeródromo de Muriaé/Cristiano Ferreira Varella estão a aplicação de revestimento em concreto nas pistas de pouso e de táxi e no pátio de estacionamento de aeronaves. Após as obras, o aeroporto vai contar com uma pista de pouso e decolagem de 1.083 m x 23 m.

As intervenções também incluem instalação de alambrado no entorno de todo o local. Os serviços ainda incluem terraplenagem, em uma área de 56,6 mil metros quadrados, obras de fresagem da pista, execução de drenagem, implementação de muro de contenção e iluminação para balizamento noturno.

O edital para licitação da obra foi publicado no Minas Gerais – Diário Oficial dos Poderes do Estado, no último sábado (22/03), por meio do Departamento de Estado de Obras Públicas (Deop-MG). Os interessados têm até 8 de maio para a apresentação de propostas. O prazo para execução da obra será de 150 dias, após a assinatura do contrato.

Proaero

Entre 2013 e 2015, estão assegurados R$ 235 milhões, por meio do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), para obras de ampliação e melhoramentos em 18 aeroportos, elaboração de estudos e projetos de engenharia para as obras em 12 aeroportos, aquisição de equipamentos aeroportuários e carros contra incêndio, entre outras intervenções. O Aeródromo Cristiano Ferreira Varella consta no último Plano Aeroviário de Minas Gerais e foi incluído devido ao potencial econômico da região. De 2003 a 2012, o ProAero recebeu investimentos de cerca de R$ 330,7 milhões. Neste período, foram realizadas obras em 23 terminais aeroportuários de todo o Estado.

Também participaram da solenidade, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, deputados federais e estaduais, prefeitos e lideranças políticas da região.

Foto: Osvaldo Afonso/Imprensa MG