O governo de Minas Gerais entrega aos usuários do MOVE Metropolitano a Estação Oiapoque, localizada na avenida de mesmo nome, na área central de Belo Horizonte. A nova estação iniciará operação a partir da zero hora deste sábado (15/12) para embarque e desembarque dos passageiros das linhas troncais 500C (Terminal Morro Alto / Belo Horizonte – direta), 501C (Terminal Morro Alto / Belo Horizonte, via Antônio Carlos), 503H (Terminal Morro Alto/ Belo Horizonte /Hospitais, via Antônio Carlos).

A Estação Oiapoque é modular, com aproximadamente 400 metros quadrados de área coberta, rampas para acesso às plataformas, fechamento em vidros e painéis de alumínio, cobertura adequada para favorecer a circulação de ar e garantir conforto térmico e espacial a uma média de 11.300 passageiros nos dias úteis originários das linhas troncais do Terminal Morro Alto. A nova estação possui capacidade instalada para um fluxo diário de cerca de 30 mil pessoas. As obras tiveram a duração de cinco meses e o investimentos foi de R$ 3,9 milhões.

Com a entrada em operação da Estação Oiapoque haverá alteração de itinerário das três linhas troncais, desativação de pontos de embarque e desembarque na área central de Belo Horizonte e a Estação Provisória Aarão Reis será transformada em ponto de embarque e desembarque. Serão desativados os pontos da avenida dos Andradas em frente aos números 1.093, 641 e 235.

Alterações de itinerários
Também a partir do próximo sábado (15/02), o itinerário das linhas 500C (Terminal Morro Alto / Belo Horizonte – direta) e 501C (Terminal Morro Alto / Belo Horizonte, via Antônio Carlos) será o seguinte: Terminal Morro Alto, rua 2, av. Existente, alça de acesso à MG-010, MG-010, avenidas Pedro I, Antônio Carlos, viaduto Nansen Araújo, avenida Oiapoque, Estação Oiapoque, ruas São Paulo, Guaicurus, Curitiba, viaduto Nansen, avenidas Antônio Carlos, Pedro I, MG-010, alça de acesso a av. Existente, av. Existente, rua 2, Terminal Morro Alto.

A linha 503H (Terminal Morro Alto/ Belo Horizonte /Hospitais, via Antônio Carlos) fará o seguinte trajeto: Terminal Morro Alto, rua 2, av. Existente, alça de acesso à MG-010, MG-010, avenidas Pedro I, Antônio Carlos, viaduto Nansen Araújo, avenida Oiapoque, ruas São Paulo, Guaicurus, Curitiba, avenidas do Contorno, dos Andradas, Bernardo Monteiro, Estação Bernardo Monteiro, av. Bernardo Monteiro, av. dos Andradas, retorno, av. dos Andradas, ruas Tupinambás, Aarão Reis, Estação Provisória Aarão Reis, rua dos Caetés, avenidas dos Andradas, Contorno, viaduto Leste, avenidas Antônio Carlos, Pedro I, MG-010, alça de acesso a av. Existente, av. Existente, rua 2, Terminal Morro Alto.

As linhas 402H (Terminal São Gabriel/Hospitais), 412H (Terminal São Benedito/Hospitais - via Cristiano Machado), 413H (Terminal São Benedito/Hospitais, via av. Antônio Carlos), 512H (Terminal Vilarinho/Hospitais), 522H (Terminal Justinópolis /Hospitais - via Cristiano Machado) e 523H (Terminal Justinópolis /Hospitais - via av. Antônio Carlos) que tiveram os pontos da avenida dos Andradas desativados, passarão a operar com ponto de embarque e desembarque na Estação Provisória Aarão Reis com o seguinte trajeto: itinerário atual da linha até av. dos Andradas, av. Bernardo Monteiro, Estação Bernardo Monteiro, av. dos Andradas, retorno, av. dos Andradas, ruas Tupinambás, Aarão Reis, Estação Provisória Aarão Reis, rua dos Caetés, av. dos Andradas, av. do Contorno, seguindo a partir daí o itinerário atual da linha.

Outras informações e esclarecimentos de dúvidas pelo telefone 155, opção 6.

Fotos: Mércia Lemos