O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, esteve, nesta segunda e terça-feira (25 e 26/3), em Montes Claros, no Norte de Minas, onde cumpriu agendas juntamente com o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, o subsecretário de Regulação de Transportes da Setop, Diogo Prosdocimi, e o superintendente de Infraestrutura de Transportes, Felipe Melo Rocha.

Na segunda-feira pela manhã, Barcelos participou da entrega das obras de recapeamento da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Mário Ribeiro, em Montes Claros. A cerimônia contou com a presença do secretário de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, e da presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Martha Seillier.

Durante o evento, foi detalhado ainda o projeto para ampliação do terminal de passageiros do aeroporto, que passará a atender mais de 1,5 milhão de passageiros por ano. “Essa obra que estamos entregando trará melhorias para operação do aeroporto. Em seguida, vamos iniciar as obras do novo terminal, que dará mais conforto aos passageiros”, disse Glanzmann. O projeto executivo das obras está sendo desenvolvido pela estatal e o edital deve ser publicado ainda neste semestre.

Foto: Infraero/Divulgação

Na sequência, o secretário e os demais representantes da secretaria seguiram para outras agendas: ainda na segunda-feira, reuniram-se com lideranças locais do Norte de Minas para conversar sobre as demandas da região e os projetos da Setop para esta gestão. Estiveram presentes no encontro os deputados estaduais Carlos Pimenta (PDT) e Leninha (PT), o secretário-executivo da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Ronaldo Dias, entre outros.

“Sabemos que é importante estabelecermos um diálogo com as pessoas daqui, que sabem das reais demandas: queremos ouvi-los e também apresentar nossas propostas, que, neste cenário de escassez que estamos vivendo em Minas Gerais, dependerão de muita criatividade e vontade de fazer”, afirmou Barcelos.

Já na terça-feira (26/3), o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas percorreu a BR-135, que foi concessionada no governo passado e começará a operação de cobrança de pedágio na próxima segunda-feira (1/4). Barcelos participou da vistoria, junto às equipes técnicas da Setop, para verificar se os trabalhos iniciais previstos em contrato para o período de nove meses (desde a assinatura do contrato, em junho de 2018, até agora) foram realizados.

Foram vistoriados desde bases operacionais, condições de asfalto, serviços disponibilizados ao usuário - como ambulâncias e guinchos -, até o Centro de Controle Operacional (CCO), que utiliza câmeras para monitorar, 24 horas por dia, as condições das rodovias administradas.

A equipe da Setop percorreu toda a extensão da concessão, que totaliza quase 364 quilômetros.

Outras entregas

No total, 136 quilômetros da BR-135 serão duplicados, entre Montes Claros e Bocaiúva, e entre as cidades de Corinto e Curvelo. Também serão construídos sete viadutos ao longo da malha viária. Os investimentos previstos estão na ordem de R$ 577 milhões, nos cinco primeiros anos.

Para ampliar a capacidade de tráfego do trecho, também estão previstos em contrato a construção do Contorno de Cordisburgo, a implantação de 110 quilômetros de faixas adicionais na BR-135, entre Bocaiúva e Corinto, mais de 80 quilômetros de acostamentos na LMG-754, entre Curvelo e Cordisburgo, vias marginais, retornos, passarelas para pedestres, paradas de ônibus e melhorias em acessos.