Desde a identificação dos primeiros casos de coronavírus no estado, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) vem implementando uma série de medidas com foco na prevenção à disseminação da Covid-19 e na manutenção do funcionamento do Sistema de Transporte Metropolitano, considerado essencial à população.

Como uma das primeiras ações realizadas, a Seinfra determinou a realização, pelos consórcios, de campanhas de conscientização das medidas de combate ao Coronavírus nos ônibus e terminais e a implantação de medidas de profilaxia junto aos usuários e funcionários. Imediatamente, também foi empregada a intensificação da limpeza e desinfecção dos veículos utilizados na operação das linhas do transporte metropolitano, além de ter sido disponibilizado, nos terminais metropolitanos, álcool em gel para uso dos passageiros.

Ainda no mês de março, o transporte coletivo de passageiros no Estado precisou se adaptar à Deliberação nº 17 do Comitê Extraordinário Covid-19, que determinou que os ônibus metropolitanos circulassem sem exceder a capacidade de passageiros sentados.

Assim, foi iniciado o monitoramento diário da demanda e da lotação das 672 linhas do Sistema, com o subsequente ajuste na operação, em conjunto com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram). O objetivo foi o de balancear a oferta das viagens à nova demanda, tendo em vista períodos de maior e menor movimento, e com reforço de viagens nos horários de pico da manhã e da tarde.

“Gerenciamos um sistema que foi muito afetado pela pandemia, mas que é fundamental para a sociedade. Temos que continuar trabalhando para dar o maior conforto e segurança possíveis ao cidadão que utiliza o transporte público, o que inclui muitas pessoas que prestam serviços essenciais, inclusive na área da saúde. Assim, as medidas foram tomadas de forma a garantir a manutenção do serviço, mesmo com a queda de demanda registrada, e evitar aglomerações nos horários de pico”, afirma o superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Seinfra, Eriênio Souza.

“Nesse sentido, é importante que o usuário tenha a consciência de que também exerce um papel para o bom funcionamento do Sistema neste momento. É importante, para a sua própria saúde, e de todos, evitar aglomerações. Se o ônibus estiver cheio, espere o próximo. Estamos reforçando os horários de pico justamente para facilitar isso. No ponto de ônibus, também é importante manter distância segura das outras pessoas. Utilizar máscara em caso de sintomas de gripe também é fundamental”, completa.

Para reforçar as medidas de prevenção à Covid-19 e o papel de cada um, a Seinfra, em parceria com o Sintram, lançou, nesta terça-feira (14/4), nova campanha de conscientização, com cartazes em ônibus, pontos, estações e pontos comerciais estratégicos, além de vídeos e posts para redes sociais, chamando a atenção de cada um sobre o que pode ser feito. As máscaras, cuja utilização passa a ser obrigatória conforme Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 34, de 14 de abril de 2020, artigo 1º, também já foram adquiridas e serão distribuídas para todos os motoristas.

Também está sendo estimulada a adesão ao cartão de recarga Ótimo para o pagamento das passagens, uma vez que sua distribuição é gratuita e a sua utilização, mais higiênica que a manipulação de dinheiro. O cartão evita, ainda, o contato com o motorista, sendo uma segurança adicional à saúde de todos.

Idosos
O Governo de Minas Gerais, por meio do Comitê Extraordinário Covid-19, adotou, ainda, uma nova medida para proteger os idosos e minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus. A partir deste sábado (18/4), os usuários do transporte metropolitano com mais de 65 anos terão direto à gratuidade nos ônibus exclusivamente nos horários entre 9h e 16h e de 20h às 4h. O objetivo é evitar que este grupo, mais vulnerável a desenvolver complicações da doença, circule por terminais, estações e ônibus metropolitanos nos períodos de maior movimentação.

“É uma medida temporária, de caráter sanitário, para evitar que os idosos tenham um contato social desnecessário nos horários de pico. Em caso de necessidade de deslocamento, é importante que eles utilizem o transporte somente em horários de menor movimento. A faixa estabelecida não os impedirá de acessar serviços essenciais, como comparecer a uma consulta médica ou ao banco, por exemplo”, explica Eriênio Souza.

Dados do Sistema de Transporte Metropolitano mostram que em 6/4, por exemplo, quando as orientações de isolamento social já estavam amplamente difundidas, cerca de 19 mil idosos circularam nos ônibus metropolitanos, sendo quase 7 mil nos horários de pico da manhã e da tarde.

A ação será mantida até o fim do estado de calamidade pública em saúde em Minas Gerais, decretado pelo governador Romeu Zema.

Fiscalização
Outra importante frente de atuação vem sendo conduzida pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), uma vez que o Departamento, responsável por fiscalizar os Sistemas de Transporte Metropolitano e Intermunicipal no estado, trabalha em conjunto com órgãos de Segurança Pública na fiscalização acerca do cumprimento das normas estabelecidas.

Desde o dia 23 de março, são realizadas ações diárias nos terminais, estações de transferência e nos principais corredores por onde circulam os ônibus metropolitanos, com a parada dos veículos para conferência da lotação e do cumprimento do quadro de horários, entre outras. Para tanto, a equipe de Fiscalização também está sendo reforçada, com a designação de novos fiscais dentro do Departamento.

Até esta quarta-feira (15/4), cerca de 60 autos de infração haviam sido emitidos, e, somente entre essa segunda (13/4) e quarta-feira (15/4), 1.399 viagens foram fiscalizadas. “Neste momento, o principal objetivo das ações de fiscalização é acompanhar o cumprimento das medidas de combate à Covid-19. Além disso, temos aproveitado a oportunidade para esclarecer e conscientizar sobre o papel de cada um no atual cenário. A colaboração do usuário, principalmente no sentido de não insistir em entrar em veículos que já estejam com a lotação estipulada, é muito importante”, explica o diretor de Operação Viária do DER-MG, Anderson Tavares.

“Temos alguns relatos de passageiros que forçam a entrada em ônibus que já estão com sua capacidade dentro do limite. A população precisa entender que este tipo de atitude, além de atrasar as viagens, já que os motoristas estão orientados a tentar convencer os passageiros a não embarcarem, coloca a saúde de todos em risco”, salienta Tavares.

Vale ressaltar que a Seinfra determinou que as empresas mantenham funcionários e ônibus extras de prontidão, para permitir que adequações pontuais sejam realizadas o mais rápido possível, permitindo que o passageiro embarque no ônibus seguinte sem, para isso, ter que esperar um grande intervalo de tempo.

Atendimento ao usuário
Os passageiros podem e devem registrar as reclamações sobre horários ou outros problemas com os serviços no transporte metropolitano no Atendimento ao Usuário do DER-MG, pelos canais de comunicação disponibilizados: telefone 155 - opção 6, para ligações de aparelho fixo, e (31) 3069-6601, para ligações de aparelhos fixos e celulares, e pelo e-mail atendimento@der.mg.gov.br.

“Os dados recebidos pelo Atendimento ao Usuário são essenciais para o direcionamento do trabalho das nossas equipes. Eventuais irregularidades são apuradas e aquelas empresas que descumprirem as regras serão autuadas”, finaliza Tavares.

Terminais
Mais uma ação realizada envolvendo o transporte público foi a desinfecção dos ambientes dos terminais Bernardo Monteiro e Oiapoque, em Belo Horizonte. O processo faz parte de uma capacitação realizada pelo Governo de Minas, em parceria órgãos de segurança, para adotar procedimentos de limpeza em áreas públicas de grande circulação de pessoas, na prevenção e combate à pandemia da Covid-19.