Mais uma importante parceria para implantação da metodologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção) no Estado foi firmada entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra-MG), o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG) e a empresa Graphisoft Brasil Serviços de Tecnologia da Informação LTDA. Desta vez, um Termo de Comodato prevê a disponibilização de quatro licenças do software Archicad 24, com respectivo treinamento de utilização da ferramenta, e 20 horas de acompanhamento da implementação da metodologia, sem ônus e encargos para a Administração Pública.

O Archicad é um software para a elaboração de projetos e modelos arquitetônicos, permitindo visualização em 2D e 3D, extração automática de quantitativos, além de outras facilidades relacionadas à metodologia BIM.

Com este tipo de tecnologia, é possível criar digitalmente modelos virtuais precisos de uma construção/reforma, propiciando melhor análise e controle de suas fases, prazos e orçamento.

“Essa nova parceria vai permitir com que as equipes utilizem um dos melhores softwares para a metodologia BIM voltados para a arquitetura. Será um grande avanço na implantação da metodologia nos projetos e obras sob responsabilidade do Estado”, enfatiza a superintende de Obras Públicas da Seinfra-MG, Débora Dias do Carmo.

O que é BIM

A metodologia BIM reúne um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de um empreendimento, virtualmente colaborativo, durante todo o seu ciclo de vida.

Numa comparação simples, os profissionais que utilizam esta metodologia conseguem acompanhar todo o processo por meio virtual, inclusive com maquetes realistas, permitindo um gerenciamento mais preciso, o que contribui, por sua vez, para a melhoria técnica da qualidade de projetos e obras.

A iniciativa permitirá que o Governo de Minas Gerais, de maneira planejada, escalonada, responsável e estratégica, passe a exigir essa metodologia em seus futuros processos de contratação de projetos e obras públicas, com prazo para que a cadeia produtiva se adapte à nova tecnologia. A medida poderá representar economia significativa aos cofres públicos e maior efetividade e otimização no cumprimento de contratos.