Em virtude dos investimentos que o governo Aécio Neves vem fazendo em Infra-estrutura, Minas Gerais enfrentará um período de chuvas com muito mais tranqüilidade segundo relatou o Coordenador da comissão de Mobilização Rodoviária e Secretário Adjunto de Transportes e Obras Públicas, engenheiro Fernando Antônio Jannotti, O Secretário de Transportes e Obras, Agostinho Patrús determinou ao DER/MG colocar todas as suas regionais de sobre aviso a partir de hoje.Segundo Fernado Jannotti, somente em melhoria e expansão da malha rodoviária estadual o governo mineiro está investindo R$ 1 bilhão e 687 milhões e 800 mil. A reunião da Comissão de Mobilização Rodoviária foi realizada, hoje, (dia 06), na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) quando foram escolhidos os seus membros. Esta comissão tem como finalidade atuar preventivamente e ostensivamente no período das chuvas. Participam da comissão entidades públicas e privadas, que irão atuar de forma integrada, visando minimizar os impactos provocados pelo aumento do índice pluviométrico. Essa reunião atende ao decreto do governador Aécio Neves, nº 44.169, de 29 de novembro de 2005, que prevê a atuação dos órgãos ligados ao setor de transportes e obras na prevenção das ocorrências em função das chuvas. Compõem a comissão membros do DER, DNIT, Cedec, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Cemig/MGTempo, Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais,, Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sindpas), Comissão de Transporte da Assembléia Legislativa, Federação das Empresas de Transportes de Carga (Fetcemg), entre outras entidades.Durante a reunião foram apresentadas as ações preventivas desenvolvidas pela Setop para minimizar os impactos provocados pelas chuvas. De acordo com o secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas, Fernando Antônio da Costa Jannotti, o plano de ações preventivas em obras públicas visa assegurar uma infra-estrutura adequada para enfrentar o período chuvoso. “Estaremos todos integrados de forma que possamos dar respostas rápidas e convincentes a nossa sociedade”, acrescenta.Segundo Jannotti, em virtude dos investimentos que o governo Aécio Neves vem fazendo em Infra-estrutura, Minas Gerais enfrentará um período de chuvas com muito mais tranqüilidade. Segundo ele, somente em melhoria e expansão da malha rodoviária estadual o governo mineiro está investindo R$ 1 bilhão e 687 milhões e 800 mil. Jannotti citou o trabalho de recuperação das rodovias mineiras através do ProMG, que já recuperou 7,5 mil km de estradas estaduais, com investimentos da ordem de R$150 milhões.O secretário-adjunto revelou que no último período de chuvas foram atendidas 146 solicitações do Cedec, em 136 municípios, com investimentos de R$ 41 milhões e 59 mil. Além destes investimentos, mais R$ 1.338 mil foram alocados para recuperação de infra-estrutura urbana e viária rural somando 13.216 horas de máquinas. O secretário-adjunto destacou ainda que a interação da Setop com a Cedec, prefeituras e demais órgãos tem facilitado as ações do Estado no atendimento das emergências em função das chuvas que historicamente afetam o Estado de Minas Gerais. Ele acredita que hoje a situação mais crítica está nas rodovias federais, sobretudo em virtude do impasse provocado pelo veto à Medida Provisória 82. “O Governo Federal irá prorrogar, com certeza, a MP 82. Com isso, o Dnit terá condições de voltar a atuar nas rodovias federais de forma a colocá-las nas mesmas condições das rodovias estaduais”, enfatiza.Outra linha de atuação marcante da Setop é, como informou Fernando Jannotti, o Programa ProAcesso. De acordo com o Secretário adjunto, o Governo de Minas já investiu 260 milhões de reais neste programa, que busca levar acesso asfaltado aos municípios mineiros. Até o momento, o programa já contabiliza 19 acessos com pavimentação concluída e outros 51 trechos em andamento. Recentemente o Governador Aécio Neves autorizou a licitação de 30 novos trechos.O secretário executivo da CEDEC, Tenente Coronel Alexandre Lucas Alves, explica que todos os atores que podem contribuir de alguma forma na prevenção ou socorro das ocorrências nas estradas estão contempladas na comissão de mobilização. O superintendente da Polícia Rodoviária Federal Inspetor Amilton Amâncio Pinto da Silva, apontou os piores trechos das rodovias federais. Segundo ele, as BR’s 267 e 354, localizadas no sul de Minas, devido ao seu estado de má conservação, merecem atenção redobrada dos motoristas. “A criação da Comissão de Mobilização facilita o trâmite da informação, o que nos possibilita atuar com mais agilidade.”FONTE: Assessoria de Comunivação /SETOP (07/2/05)