O governador Romeu Zema participou, na manhã desta terça-feira (26/4), no Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), em Belo Horizonte, de uma homenagem ao último diretor-geral do órgão, Fabrício Torres Sampaio, que faleceu em fevereiro deste ano vítima de covid-19. Além de funcionário de carreira da instituição, ele ocupou cargos no Executivo estadual, participando de diversos projetos importantes de infraestrutura em Minas Gerais.

Zema esteve ao lado do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fernando Marcato, que também ocupa interinamente o cargo de diretor-geral do DER-MG, familiares do ex-diretor e membros da diretoria da instituição. Além da colocação da foto na Galeria de Ex-Diretores, a sala de reuniões do órgão passou a se chamar Fabrício Torres Sampaio.

“É uma tristeza muito grande esta partida e fica aqui a nossa singela homenagem ao dr. Fabrício, esse ser humano sensível, atento e observador que participou tanto do desenvolvimento do nosso estado. Mas tenho certeza que, com esta equipe no DER-MG que ele estruturou, deixa aqui uma continuidade daquilo que ele gostaria de fazer. Os meus agradecimentos e sentimentos à família”, afirmou o governador.

O DER-MG possui, atualmente, cerca de mil servidores, estando presente em todo o estado. Além da sede em Belo Horizonte, possui 40 unidades em cidades-polo mineiras, desenvolvendo atividades relativas à edificação, construção e manutenção de estradas e rodovias, fiscalização, educação para a segurança no trânsito, bem como na elaboração, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Seinfra, de estudos, pesquisas e projetos que visam melhorias no tráfego e no trânsito.

História

Nascido em Itabira, região Central, Fabrício Sampaio era formado em Engenharia Civil pela UFMG e funcionário de carreira do DER-MG desde 1972. Além do cargo de engenheiro, foi chefe dos Escritórios Especiais de Obras de Teófilo Otoni e Belo Horizonte, quando foi responsável pela coordenação das obras de construção das Vias Expressas Leste-Oeste e a rodovia MG-424.

Foi ainda chefe da Assessoria de Planejamento e Coordenação, assessor técnico do diretor-geral, vice-diretor-geral e diretor de Operação de Vias. Também ocupou o cargo de subsecretário de Transportes da antiga Secretaria de Transportes e Obras Públicas e os cargos de secretário-adjunto e secretário de Estado da Secretaria Extraordinária de Assuntos Especiais, além do de diretor técnico da Companhia de Distritos Industriais.