A equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) se reuniu, nessa sexta-feira (28/5), com prefeitos, deputados e demais autoridades do Triângulo para apresentação e discussão do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de Minas.

O encontro foi coordenado pelo secretário Fernando Marcato, e aconteceu na sede da 11ª Unidade Regional do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), em Uberlândia.

O lote 1 do programa contempla trechos de nove rodovias no Triângulo que, juntas, somam 629 quilômetros de extensão. São elas: BR-452, BR-365, CMG-452, CMG-462, LMG-782, LMG-798, LMG-812, MG-190 e MG-427.

Benefícios

Dentre os benefícios esperados com a concessão dos trechos, está a economia de R$ 21 milhões gastos anualmente com acidentes de trânsito na região.

As vantagens não param por aí. Os investimentos previstos na concessão, na ordem de R$ 2,7 bilhões em obras de ampliação de capacidade e melhorias, vão gerar cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos.

Da mesma forma, a arrecadação de impostos sobre produtos deve chegar a R$ 288 milhões, segundo cálculos da Seinfra, a partir da metodologia de análise de impacto via Matriz Insumo-Produto

"Essa reunião de hoje é fundamental porque, antes de abrirmos a Consulta Pública, estamos apresentando o projeto e ouvindo demandas da região para compatibilizá-las com o projeto. O diálogo é muito importante para que os prefeitos e a população se sintam parte dessa ação que vai beneficiar profundamente o Triângulo Mineiro", avalia o secretário Fernando Marcato.

Programa de Concessões

Em todo estado, a malha que será concedida totaliza uma extensão de 3.250 quilômetros e contempla cerca de 120 municípios, beneficiando diretamente mais de 5 milhões de pessoas.

A redução das mortes no trânsito será um dos principais benefícios. Apenas nas rodovias sob responsabilidade do Governo de Minas, gasta-se, anualmente, cerca de R$ 366 milhões com acidentes fatais no trânsito, R$ 698 milhões com feridos e ainda R$ 67 milhões com vítimas sem ferimentos.

A expectativa com o Programa de Concessões Rodoviárias é uma melhoria geral da qualidade das rodovias do Estado, impactando diretamente na redução dos acidentes.