O papel do estado e da iniciativa privada como parceiros na estruturação de uma agenda robusta de Integridade e ESG no setor de infraestrutura e mobilidade foi o tema central da segunda edição do evento Conexão Integridade + ESG, realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), na tarde desta quinta-feira (21/10).

Transmitido pelo canal da Seinfra no YouTube, o evento marca o lançamento de um amplo material sobre o tema, voltado tanto para a secretaria quanto para seus fornecedores e parceiros.

No pacote estão o Plano Estratégico de Integridade, o Código de Conduta, instrumento que incorpora conceitos de ESG (Environmental, Social and Governance) e proteção de dados pessoais, e um Guia Prático de Relacionamento, que consolida diretrizes objetivas para comunicação e interação com parceiros privados.

Durante a abertura, a secretária-adjunta de Infraestrutura e Mobilidade, Vanice Cardoso, reforçou a relevância da temática e a satisfação em ver as políticas de integridade avançarem dentro da Seinfra. “Com esses pacotes a gente traz um rol de informações e orientações que abarcam a nossa atuação de maneira bastante completa, sinérgica e que, com certeza, facilitam muito o nosso trabalho”, destacou.

O encontro também apresentou experiências práticas, com a presença de especialistas, como a delegada Fernanda de Oliveira, que atua como subsecretária de Conformidade e Integridade do Ministério da Infraestrutura e membro do Comitê Executivo de Integridade e Proteção de Dados da Seinfra, com a palestra: Integridade e ESG na Administração Pública.

No segundo bloco, o Compliance Officer e Presidente do Comitê Executivo da Seinfra, Marcos Caldeira, lançou a Cartilha de Conduta e ESG, que reúne as principais expectativas da Seinfra em relação a seus fornecedores e parceiros, consolidando as condutas esperadas e reprovadas pela Secretaria.

“A Seinfra reforça o seu compromisso em estruturar uma pauta, uma agenda de Integridade ESG e Compliance que não seja só para dentro, mas também para fora, impactando todo nosso ecossistema de infraestrutura e mobilidade”, explicou Caldeira.

Para encerrar os trabalhos, o painel “O poder público e privado com parceiros na agenda de integridade e ESG” trouxe um bate papo dinâmico com Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, Luciana Bacci, coordenadora da Comissão de Gerenciamento de Riscos do IBG e Viviane Elias, gerente sênior de Riscos e Controles, que abordaram o papel do poder público como indutor da agenda de integridade e ESG e o potencial transformador de parcerias entre a Administração Pública e a iniciativa privada.

A íntegra do evento pode ser acessada clicando aqui.