O Governo do Estado, com o programa Minas Avança, realiza investimentos para melhoria da infra-estrutura urbana em vários municípios. Desde o lançamento do programa, no início de 2005, já foram firmados convênios com 46 prefeituras para viabilizar a execução de 55 projetos nas áreas de educação, saúde, transporte, saneamento básico e segurança, que vão beneficiar, diretamente, 6,2 milhões de pessoas. Uma característica do programa é a definição das obras em parceria com as prefeituras. Para realização dos projetos, a maioria em andamento, o Governo de Minas destinou, até o momento, R$ 178 milhões - provenientes do Tesouro do Estado. Há, também, a contrapartida financeira dos municípios, em torno de R$ 34 milhões. As obras - pavimentação de vias, implantação de avenidas, canalização de córregos, construção de escola, ampliação e reformas de hospitais - são antigos anseios da população.Na região Centro-Oeste, o Minas Avança contemplou parcerias com quatro prefeituras. Em Bom Despacho, o repasse do Governo do Estado, no valor de R$ 1 milhão, será utilizado na pavimentação de vias urbanas. Já em Pouso Alegre, no Sul de Minas, o convênio com a prefeitura prevê a duplicação da avenida Perimetral.No município de João Monlevade, no Vale do Aço, a conclusão das obras do hospital municipal e a compra de aparelhos para equipar a unidade de saúde trará benefícios para a população local de municípios vizinhos. A cidade, com 71,2 mil habitantes, possui apenas um hospital. Em Curvelo, o investimento na área de saúde com a construção do Pronto Socorro Regional, também atenderá a população da cidade e des municípios vizinhos. Além de melhorar e agilizar o atendimento médico na região, evitará a superlotação das unidades de saúde de Belo Horizonte.O Minas Avança em Patos de Minas, no Alto Paranaíba , contemplou dois projetos: a construção do Centro Administrativo (foto), para reunir em um só prédio todas as secretarias municipais, e a construção e reforma der quadras esportivas, para oferecer mais opções de lazer aos jovens, principalmente aos estudantes da rede pública.Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Governo de Minas firmou convênios com sete municípios – Esmeraldas, Ibirité, Itabirito, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sabará e Vespasiano. Nesse último, o Minas Avança contemplou a construção do Centro de Convenções e do Parque de Exposições. Com isso, Vespasiano, cidade de 94 mil habitantes, situada às margens da Linha Verde e próxima ao aeroporto internacional Tancredo Neves, terá infra-estrutura para atender as demandas do segmento de turismo de negócios – convenções, feiras, simpósios – além de espaço para realização de shows e eventos de lazer e cultura. Fonte: Secretaria de Estado de Governo (27/06/06)