Tráfego flui sobre o Boulevard Arrudas na Praça da EstaçãoO tráfego na avenida dos Andradas, entre o viaduto da Floresta e a rua Caetés, na área central, já está fluindo sobre a laje do ribeirão Arrudas, no sentido Túnel – Parque Municipal - DER/MG. A nova circulação é definitiva em um trecho pavimentado com asfalto ecológico e se deve às obras de requalificação da praça Rui Barbosa, previstas no projeto Linha Verde. A proposta é recuperar o traçado original da praça, ampliando sua área em direção à avenida dos Andradas.Praça Rui Barbosa O projeto prevê a reunificação da praça Rui Barbosa com a construção de uma alameda no espaço que hoje liga as avenidas Santos Dumont e Andradas. O local está ganhando novo piso e calçadas portuguesas e terá, ainda, duas fontes com jatos de água, cabines telefônicas, novas luminárias, lixeiras, novos postes de aço, bancos de concreto, banca de revista e abrigo de ônibus. A praça será contornada por cerca de 90 árvores e vai receber as réplicas das esculturas de seu acervo original. No local estão sendo executados serviços de drenagem, casa de bombas, paisagismo, colocação de postes de iluminação, e colocação de novos pisos. A praça Rui Barbosa integra o Boulevard Arrudas no trecho inicial da Linha Verde. Boulevard Arrudas emprega vigas metálicasO Boulevard Arrudas, trecho inicial da Linha Verde, está com 594 vigas de concreto instaladas, cada uma pesando 30 toneladas. No reforço da ponte, na passagem inferior do Viaduto Santa Tereza, foram empregadas seis vigas metálicas de seis toneladas cada uma, ao invés das vigas de concreto, a solução técnica adotada neste local, manteve o mesmo padrão construtivo da estrutura e da fundação do Viaduto Santa Tereza. O tráfego no local, durante a instalação das vigas, ficou interditado na avenida dos Andradas, entre a alameda Ezequiel Dias e a rua Carijós, no sentido DER – Praça da Estação. O projeto Boulevard ArrudasO projeto da Linha Verde define para a avenida dos Andradas, entre a alameda Ezequiel Dias e a avenida do Contorno, no cruzamento com a rua Rio de Janeiro, o Boulevard Arrudas. Com extensão de 1,4 km, a cobertura do ribeirão Arrudas dará lugar a pistas mais largas para o tráfego e completo tratamento paisagístico.O projeto, orçado em R$ 39,9 milhões, propõe também a construção de uma ciclovia no trecho entre o viaduto Santa Tereza e a alameda Ezequiel Dias, ponto inicial da Linha Verde, além da requalificação da praça Rui Barbosa. As obras foram iniciadas no fim de 2005 e estão sendo executadas em várias frentes. Os trabalhos de fundação, cobertura com vigas e colocação da laje de concreto sobre o ribeirão Arrudas já foram finalizados. Está em execução a calçada portuguesa nos passeios, a regularização do nível das pistas e a colocação do asfalto ecológico.Obras da Linha Verde podem causar retenções na MG 010Os trabalhos de recuperação e reconstrução da pista de concreto da MG 010, do Pronto Socorro de Venda Nova até o viaduto de Santa Luzia (km 13 ao km 15), estão sendo executados em duas faixas da rodovia, no sentido Belo Horizonte / Aeroporto Internacional de Confins. Com isto, a passagem de veículos está sendo feita em apenas uma faixa, o que pode causar retenções. Os trabalhos para o aumento da capacidade de fluxo da via (três faixas) no sentido BH/aeroporto deverão durar até o dia 20 de novembro. Os horários que os motoristas deverão evitar passar no trecho são das 6h às 9h e das 17h às 19h, quando o tráfego é mais intenso no trecho em obras.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (08/11/06)