A Total Linhas Aéreas reiniciará a partir do dia 15 de dezembro a linha regular entre Belo Horizonte (aeroporto da Pampulha) e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Os vôos serão sem escalas às sextas e domingos. Os vôos foram interrompidos em função das obras de reforma e ampliação do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, inauguradas pelo Governo do Estado no dia 20 de novembro. De acordo com a Total Linhas Aéreas, a empresa oferece os seguintes horários de vôos: sexta-feira 14:25 Pampulha/ Diamantina e 15:20 Diamantina/ Pampulha. No domingo 15:50 Pampulha/ Diamantina e 16:45 Diamantina/ Pampulha. Excepcionalmente, os vôos de 24 e 31/12/06 ( domingo ) serão realizados em 25/12/06 e 01/01/07 ( 2ª feira ), respectivamente, mantendo os horários normais. As tarifas serão a partir de R$ 99,00 + taxa de embarque ( por trecho).Os trabalhos de reforma e ampliação do aeroporto foram executados por meio do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop/MG), órgão vinculado à Secretaria de estado de Transportes e obras Públicas (Setop) e demandaram investimentos da ordem de 20 milhões de reais, oriundos do Tesouro do Estado e do Comando da Aeronáutica.O aeroporto de Diamantina ganhou um novo terminal de passageiros. Foram construídos, também, saguão, salas de embarque e desembarque, banheiros e mezanino. O novo aeroporto tem agora capacidade para receber até sete mil passageiros por ano. A expectativa é de que dentro 15 anos este número passe para 19 mil passageiros/ano. A área do terminal de passageiros tem 577 metros quadrados. Também foram realizadas a reforma da via de acesso ao aeroporto, a ampliação e pavimentação de toda a pista, a construção do setor de combate a incêndios e obras de drenagem para direcionamento das águas. Em todas as etapas da obra foram utilizadas técnicas para minimizar qualquer tipo de impacto ambiental. O engenheiro da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) responsável pelo Proaero, Júlio César Diniz, informou que o terminal foi construído respeitando as características arquitetônicas de Diamantina. Ele está preparado para receber aeronaves comerciais de até 58 passageiros, pois a pista de pouso e decolagem foi ampliada – passou de 1.450 para 1.620 metros de extensão. Há, também, nova pista de taxiamento, com 150 metros de extensão, e novo pátio de estacionamento de aeronaves, com 9.750 m2 de área. O aeroporto recebeu sistemas de combate a incêndio e de segurança e proteção ao vôo, que incluiu sinalização diurna e o balizamento noturno. Assim, o aeroporto possui estrutura para pousos e decolagens à noite. O Proaero - programa de revitalização dos aeroportos, além de impulsionar o transporte de passageiros e de carga, tem como objetivo proporcionar melhores condições na área de saúde, segurança pública, transporte de valores e correio. “Isso facilitará o atendimento de doentes, pois as aeronaves de socorro médico poderão pousar e decolar qualquer hora do dia e da noite. Também possibilitará o atendimento mais rápido do Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios florestais”, argumenta o engenheiro Júlio César. “O Proaero vai consolidar o desenvolvimento aeroportuário do Estado, dentro das diretrizes do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), interagindo com os outros modais de transporte e incrementando a aviação regional, comercial e executiva”, assinala o secretário Paulo Paiva. Após a execução do programa, em 2010 a Rede Aeroportuária Estadual será composta de 163 aeroportos, sendo 30 pavimentados operando visuais diurnos, 73 pavimentados com balizamento noturno operando 24 horas e 60 não pavimentados operando diurno, possibilitando atender as necessidades e demandas da população.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (28/11/06)