A recuperação funcional do trecho da MG-409, que liga o entroncamento da BR-116 a Pavão, passando por Novo Oriente, e, também, a recuperação da MG-105, que é e a continuação da via até o município de Águas Formosas, ambos no Vale do Mucuri, seguem em execução.

De acordo com o projeto executado por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), 121,9 quilômetros das rodovias vão passar por melhorias, dos quais 61 quilômetros já receberam novo pavimento asfáltico, restando, apenas, os serviços de drenagem e sinalização vertical e horizontal.

Na MG-409 os serviços atingiram um percentual de 70% de pista restaurada. As equipes do DER-MG se concentram, neste momento, nos 15,3 quilômetros restantes de pista da MG-409 com serviços de recuperação da base, reciclagem de pavimento antigo com adição de brita e cimento para, em seguida, ganhar nova capa de asfalto.

Já no segmento da MG-105, as obras já atingem um percentual de 30% de trabalho de preparação da pista para receber um novo pavimento.

Iniciadas em abril deste ano, as obras têm previsão de conclusão até o segundo semestre de 2023, conforme prazo contratual. No entanto, em função do ritmo das atividades, o cronograma poderá ser antecipado.

O investimento é de R$ 51,93 milhões, por meio do Provias, maior pacote de melhorias rodoviárias da última década, do Governo de Minas.

Provias

Com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o Provias vai requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.

O programa também trará reflexos econômicos positivos para o estado. A expectativa é que sejam gerados 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras.

Os recursos para as obras foram obtidos a partir do Acordo Judicial firmado em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.