O Governo de Minas vai aportar recursos da ordem de R$ 6,5 milhões para a execução das obras de edificação da Zona Institucional do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), aí compreendidos os prédios do Centro Administrativo e do Condomínio de Empresas. As obras de infra-estrutura do parque, que será implantado em terreno cedido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus da Pampulha, foram concluídas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), instituição parceira do empreendimento. O investimento do Estado está previsto em convênio assinado, ontem (12) no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), esta última encarregada de licitar os serviços através do Departamento Estadual de Obras Públicas(Deop). O Governo de Minas vai investir, a longo prazo, um total de R$ 20 milhões no BH TEC, incluídos os R$ 6,5 milhões iniciais. A expectativa é que obras sejam iniciadas ainda no primeiro trimestre de 2007, informou o secretário de Transportes e Obras Públicas, Paulo Paiva, considerando os prazos legais para abertura do processo licitatório e convocação dos vencedores. O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paulo Kleber Duarte Pereira, disse que o BH-TEC surge em momento estratégico, quando o país e Minas Gerais, em particular, tomam consciência do papel da inovação para o desenvolvimento nacional. O parque abrigará empresas de alta conteúdo tecnológico e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de micro, pequenas, médias e grandes empresas. O seu grande desafio, acrescentou, será promover uma estreita interação entre as instituições de pesquisa e o setor produtivo. Depois da solenidade, o Governador Aécio Neves recebeu o presidente do Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologias, Thomas Hinderling, no palácio dos Despachos.Fonte: Assessoria de Comunicação/SETOP (13/12/06)