O Governo de Minas concluiu, nesta semana, a recuperação funcional do pavimento da AMG-0150, entre o entroncamento da MG-30 e Raposos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os serviços renovaram as condições de tráfego em 6,2 quilômetros do trecho. Esta é a segunda entrega de obras viárias, neste mês, na RMBH. Há cerca de uma semana foram concluídas as obras de restauração do pavimento da LMG-806, em Ribeirão das Neves.

As obras integram o Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década e contaram com investimento de quase R$ 5 milhões, valor que inclui execução os serviços, fornecimento de material betuminoso e supervisão dos trabalhos.

Iniciadas em maio deste ano, as atividades – executadas pelo Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) – incluíram a restauração do pavimento, a sinalização e a drenagem da via.

“As melhorias beneficiam, diretamente, com uma via mais segura e rápida os cerca de 120 mil habitantes das cidades e do entorno. Além disto, a recuperação do piso asfáltico e a nova sinalização implantada vão refletir na redução do custo de transporte, além de promover mais segurança e conforto ao usuário”, avalia o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Obras na RMBH  

As obras de melhorias na malha rodoviária da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), por meio do Provias, somam 190 quilômetros de extensão. São 22 empreendimentos e um investimento de R$ 423 milhões, que contemplam a recuperação funcional de pavimentos ou asfaltamento de novos trechos.  

Os investimentos em infraestrutura serão ampliados na RMBH. O DER-MG trabalha com um cronograma de intervenções que deverão se estender para mais 200 km de rodovias. São obras em fase de elaboração de projeto, estudos e a iniciar.    

Além disso, ainda neste ano, começarão as primeiras melhorias nas rodovias MG-010, LMG-800 e MG-424; importantes acessos ao Vetor Norte da capital e ao Aeroporto Internacional, em Confins, com foco na sinalização e implantação de dispositivos de segurança viária em diversos pontos das vias.    

O edital já está publicado e o investimento é de aproximadamente R$ 12 milhões, oriundos do Tesouro do Estado. As melhorias serão realizadas na MG-010, no trecho de 18 quilômetros entre a estação Vilarinho e o entroncamento para Lagoa Santa; na LMG-800, próximo ao trevo de Lagoa Santa; nas vias marginais da MG-010 e na MG-424, em um segmento de cerca de 20 quilômetros.  

Atualmente, o Provias conta com 124 obras de recuperação da qualidade do pavimento de empreendimentos de implantação, pavimentação e construção de pontes e viadutos.  

Um dos principais eixos é a recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação.  

Recuperação funcional

O processo de engenharia conhecido como recuperação funcional consiste em devolver à rodovia seu estado original em três etapas. Na primeira fase das intervenções, são realizados os remendos profundos e a fresagem, que é colocação de uma nova camada de asfalto para nivelar e corrigir o pavimento.  

Em seguida, é aplicado o revestimento asfáltico, ou seja, a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego. Assim, a pista será impermeabilizada e proporcionará melhora nas condições de dirigibilidade.  

A obra é finalizada com a pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical, com colocação de novas placas e o reestabelecimento dos dispositivos de drenagem.