Foto: Divulgação/SETUR

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com o objetivo de expandir a atividade turística em Minas Gerais, assinou, hoje (27), cinco convênios com Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A elaboração dos projetos e obras previstos serão executados pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG).

Os convênios contemplam a revitalização de trechos ferroviários e restaurações de estações ferroviárias; execução da obra de recuperação do conjunto arquitetônico e paisagístico do adro da igreja de São Francisco de Paula, em Ouro Preto; elaboração dos projetos e a construção dos centros de apoio ao turista nos municípios de Diamantina, Mariana, Ouro Preto e São João Del Rei, assim como, adequação reforma e ampliação dos centros vocacionados para treinar a comunidade a receber o turista; elaboração dos projetos e obras de reforma e adaptação do MinasCentro, em Belo Horizonte e a recuperação da Igreja de São Francisco de Paula, em Ouro Preto.

O secretário de Estado de Transportes e Obras, Fuad Noman, considera o turismo uma forte ferramenta para o desenvolvimento sócio-econômico. Segundo ele, trata-se de um setor da economia que pode gerar grandes dividendos em termos de emprego e de captação de recursos.

Segundo Paulo Antônio Moreira Avelar, subsecretário de Obras Públicas, alguns desses convênios já foram iniciados e nos outros o Deop/MG trabalha elaborando projetos para o posterior lançamento dos editais para realização das obras, conforme determina a legislação.

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas

3239-0881/3239-0882/3239-0883