O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), assinou, nesta segunda-feira (16), convênio com o município de São Gonçalo do Rio Abaixo, no valor de R$ 8,2 milhões. Este recurso será alocado na pavimentação de 16km da rodovia MG-129, trecho entroncamento da BR-381 ao entroncamento da MG-434 (sub-trecho compreendido entre o município de São Gonçalo do Rio Abaixo até a divisa com Itabira).

O Governo Mineiro fornecerá o material betuminoso necessário à pavimentação, vai acompanhar a execução dos serviços e as obras previstas, além de receber e analisar, técnica e financeiramente, as prestações de contas do município. O Valor do investimento do Estado é de R$ 904 mil. Em contrapartida, o município de São Gonçalo do Rio Abaixo disponibilizará recursos da ordem de R$ 7,3 milhões para as obras.

Na solenidade de assinatura, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas em exercício, João Fleury, ressaltou que a iniciativa faz parte de um programa de Governo, visando o atendimento à demanda de infra-estrutura dos municípios mineiros. Ele destacou, ainda, a importância da obra a ser realizada, a qual servirá muito à Região do Médio Piracicaba.

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos, entre os inúmeros benefícios da obra, destacou a facilidade do escoamento da produção leiteira e a diminuição do percurso até o município de pólo de Itabira. “Este trecho contepla uma região rural que possui várias comunidades com grande fluxo de linhas de ônibus e de transporte escolar”, revela.

De acordo com João Fleury, a Setop e o DER acompanharão todas as fases do convênio - elaboração dos serviços e obras -, que terão início ainda este ano.

Além do secretário em exercício e do prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, participaram da assinatura do convênio o presidente da Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa, deputado estadual Gustavo Valadares e o sub-secretário de Transportes, Fabrício Sampaio.

Secretaria de Estado de Tranportes e Obras Públicas

3239-0881/3239-0882