Foi assinado nesta terça-feira (10) o início da licitação para escolha da empresa responsável pela ampliação e melhoria do Aeroporto Regional de Governador Valadares. Aproximadamente R$ 20,5 milhões serão investidos pelo Governo Estadual e Federal, por meio do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero). Após a licitação, o prazo para execução é de 240 dias.

As obras de ampliação do aeroporto consistem em terraplenagem, drenagem, restauração e pavimentação da pista de pouso, decolagem e taxiamento, do pátio de estacionamento de aeronaves e veículos, assim como a reabilitação e implantação dos sistemas de sinalização diurna e balizamento noturno, proteção ambiental e ampliação da cerca de proteção no contorno da área patrimonial.

De acordo com o secretário em exercício de Estado de Transportes e Obras Públicas, João Antônio Fleury Teixeira, a obra é a primeira desta gestão com preço global. “Isto significa que a empresa vencedora da licitação é obrigada a concluir a obra com o valor pactuado, sem a inclusão de aditivos financeiros.”

Já o subsecretário de Obras, Paulo Avelar, destacou os benefícios que a cidade ganhará com o novo aeroporto. “Hoje existe uma demanda da população para vôos diretos com destino ao Rio de Janeiro, São Paulo e para o exterior. Esta obra possibilitará, ainda, novos investimentos e o desenvolvimento do comércio e das indústrias da região.”

Para o prefeito, José Bonifácio Mourão esta é uma das principais obras da história da cidade. “Sem dúvida teremos um aeroporto de alta qualidade, que contribuirá para a construção de um futuro melhor apara os valadarenses.”

O Aeroporto Regional de Governador Valadares, foi selecionado para compor o Proaero devido ao potencial sócio-econômico elevado do município, além da expectativa de demanda acentuada por transporte aéreo regular a ser atingida a curto prazo na região.

Valadares poderá receber aviões com capacidade de até 100 passageiros, aumentando assim sua capacidade em mais de 50%. Também será instalada uma torre de controle, que trará mais segurança para os vôos. O aeroporto passará a ser controlado pelo sistema cindacta, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.

Investimentos

A média anual de investimentos do Proaero na reforma, ampliação e adequação dos aeroportos é de R$ 50 milhões, divididos entre o governo estadual e o federal. Em Minas, dos 151 aeroportos cadastrados para atendimento público, 32 serão selecionados pelo Programa para serem adequados como aeroportos regionais e assim realizarem atendimentos a rotas comerciais e de carga, até 2010.

Junto com a melhoria da operação e a implantação dos aeroportos regionais, é realizada a melhoria da malha rodoviária com o objetivo de facilitar o acesso aos diferentes pontos das áreas atendidas pelos aeroportos regionais. As rodovias estão sendo restauradas em ações paralelas e a partir de programas específicos do setor rodoviário.

Em 2006, depois de reformados, começaram a operar em fase experimental, dentro das metas propostas pelo Programa Proaero os aeroportos da Zona da Mata, São João Del Rei, Diamantina, Manhuaçu, Iturama e Ituiutaba.

A implantação dos aeroportos regionais refletirá na economia local, no turismo e no transporte de passageiros. Na área econômica, a melhoria da rede de aeroportos estaduais, em operação 24 horas, deverá beneficiar o intercâmbio entre os grandes centros consumidores e os pólos produtores, completando a ligação à região através da malha rodoviária.

Secretaria de Estado de Tranportes e Obras Públicas

3239-0881/3239-0882