Neste final de semana, começam a ser colocadas novas vigas pré-moldadas nos viadutos da avenida Cristiano Machado, no complexo do Anel Rodoviário. As vigas, feitas no pátio da construtora Camargo Corrêa, chegam a pesar até cerca de 80 toneladas. A maioria delas, por causa de suas dimensões, são fabricadas no pátio da construtora e as outras no próprio local das obras.

As vigas que serão colocadas no final de semana são as dos viadutos que ligam a avenida Cristiano Machado com a MG-020. No viaduto do eixo 1, que será parte da pista exclusiva de ônibus, e do eixo 2, acesso para tráfego misto para Santa Luzia, serão colocadas 20 vigas de 30 a 40 metros, pesando de 30 a 80 toneladas.

No viaduto no sentido aeroporto/Santa Luzia, que está em fase de fundação, as 30 vigas previstas para serem colocadas ainda estão guardadas no pátio.

Para a cobertura do canal do córrego da Cachoeirinha, de 175 vigas previstas, 10 já cobrem o canal e 165 estão estocadas. No canal do córrego da Pampulha, as 59 vigas previstas para a cobertura também estão sendo mantidas no pátio da construtora.

No total de 578 vigas, 313 já foram colocadas e 265 ainda estão aguardando para serem levadas para as obras..

NÚMEROS E DIMENSÕES DAS VIGAS COLOCADAS E ESTOCADAS

Locais onde as vigas serão colocadas Previsto Lançado Estocado Dimensões Peso ( t )

Viaduto Jacuí/Silviano Brandão 180 180 0 1,20 x 1,85 x 28,27 28,50

1,40 x 2,70 x 40,46 87,00

Trincheira José Cândido da Silveira 51 51 0 0,30 x 0,60 x 8,60 3,87

Via 710 54 54 0 1,90 x 1,20 32,00 32,00

Eixos 1 e 2 Cristiano Machado 40 18 22 1,20 x 1,90 x 30,00 29,70

1,20 x 2,70 x 38,00 87,00

Viadutos Anel Rodoviário 48 - 48 1,20 x 1,90 x 30,00 31,00

Viaduto acesso Aeroporto/Santa Luzia 30 - 30 1,20 x 1,90 x 30,00 30,00

1,20 x 2,70 x 40,00 86,00

Canal córrego Cachoeirinha 175 10 165 0,35 x 1,00 x 10,70 9,35

Total 578 313 265 424,42

Fabricação de vigas para as obras da Linha Verde

A construção de vigas pré-moldadas para as obras da Linha Verde está sendo feita no pátio da construtora e também no próprio local das obras, dependendo das dimensões. Algumas delas, medindo até 30 metros, são feitas no pátio de pré-moldados da Camargo Corrêa, que fica próximo às obras da avenida Cristiano Machado com a avenida Bernardo Vasconcelos/Via 710.

Outras vigas, em função do comprimento e do peso, são feitas próximo às obras, ao lado dos viadutos onde serão colocadas, da mesma forma como são feitas as vigas no pátio de pré-moldados.

A execução de vigas no pátio gera um ganho de tempo devido ao grande espaço físico. O mesmo não ocorre quando a viga é moldada in loco (onde o viaduto está sendo construído). No local das obras, as intervenções urbanas (trânsito de carros e de pedestres) reduzem o espaço para a fabricação de vigas.

No pátio, são liberadas cerca de três vigas por dia, sendo que cada viga está pronta para ser içada e transportada, em média, dois dias após o início de sua fabricação. O tempo é suficiente para que o concreto utilizado adquira a resistência necessária para o seu uso.

O processo de cura do concreto pode ser acelerado acrescentando um aditivo químico próprio. As formas, de madeirite resinado, podem ser reutilizadas evitando desperdício de custos e de tempo. Dessa forma, há um maior dinamismo na fabricação das vigas que, uma vez colocadas nos viadutos, geram novas frentes de serviço agilizando todo o processo da construção das obras.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/SETOP (21/06/07)