O Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais concluiu, nessa quarta-feira (09), as obras de ampliação, melhoramento e balizamento noturno do Aeroporto de Frutal.  O empreendimento integra o Programa Aeroportuário de Minas Gerais (ProAero), que tem como objetivo permitir que 100% dos municípios mineiros estejam localizados a uma distância máxima de 100 quilômetros de um aeroporto público com funcionamento diurno e noturno, acessado através de uma rodovia pavimentada.

Com investimentos de R$ 3,5 milhões, foram realizados no Aeroporto de Frutal serviços de ampliação e reforço da pista de pouso e decolagem com 1320 metros por 30 metros, taxiway, pátio de estacionamento para aeronaves, sinalização horizontal e balizamento noturno o que permitirá atender a demanda da aviação aérea regional e comercial, com vôos regulares de aeronaves de passageiros, com capacidade de 30 lugares, apoiando desta forma o desenvolvimento do Estado.

ProAero

O Programa ProAero - coordenado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas -, procura uniformizar a qualidade do atendimento dos aeroportos locais e regionais. Com isso melhora não só os aspectos econômicos do Estado, mas também a área da saúde e segurança, possibilitando a agilidade de intercâmbio de pessoas e de prestação de serviços, entre outros.

Para o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman,  “somente após o equilíbrio financeiro das contas obtido pelo Governo de Minas foi possível alçar vôos em todas as áreas necessárias a vida da população mineira. Assim, são construídas estradas, cadeias, escolas, praças de esportes, clínicas e aeroportos e, com isto, levando o desenvolvimento a todo o Estado”, concluiu o secretário.

A seleção dos aeroportos contemplados foi baseada na distribuição estratégica do Estado, na densidade populacional, nas melhorias previstas no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (Paemg) e nos pareceres das vistorias realizadas pelos técnicos do Comando da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em parceria com os representantes do Governo de Minas.

Além de Frutal, os municípios das regiões de São João Del Rey, Diamantina e Manhuaçu já foram beneficiados pelo ProAero, com  investimentos da ordem dos R$ 65 milhões.  Estão com obras em andamento nos aeroportos de Oliveira e Araxá, estão previstas, já no início do segundo semestre obras em Ituiutaba, Ubá, Governador Valadares e Montezuma. No aeroporto da Zona da mata estão sendo concluídas obras complementares.