Com obras do ProAero, aeroportos regionais se modernizam para atender a população.

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, iniciou, por meio do Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop) processo de licitação para obras de reforma e melhoramento dos aeroportos de Capelinha, no vale do Jequitinhonha, e Guaxupé, no Sul de Minas. As propostas serão abertas no dia 27 de novembro e a expectativa de investimentos, com recursos do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), é da ordem de R$ 11 milhões, nos dois terminais.

De acordo com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, a obra possibilitará novos investimentos e o desenvolvimento do comércio e das indústrias da região. “A melhoria dos aeroportos regionais refletirá na economia local, no turismo e no transporte de passageiros”. Lembrou também a área econômica, tendo em vista “a melhoria da rede de aeroportos estaduais, em operação 24 horas, deverá beneficiar o intercâmbio entre os grandes centros consumidores e os pólos produtores, completando a ligação à região através da malha rodoviária”.

Segundo o gerente executivo do Proaero, Júlio César Diniz, Minas passa por um processo de crescimento e os aeroportos facilitam e ampliam o acesso ao turismo, educação, saúde, agronegócio. “Com os investimentos, melhoramos os aspectos econômicos do Estado aproximando as regiões, além de acompanhar o crescimento da aviação regional, interligando tanto o Estado, quanto seu entorno”, acrescentou.

O ProAero visa dotar o Minas Gerais de uma rede de aeroportos de pequeno e médio porte, com o objetivo de impulsionar a aviação regional e sub-regional, melhorando as condições de transporte de carga e passageiros. Outro objetivo do programa é a redução da distância média da sede de um município, por meio de rodovia pavimentada, a um aeroporto. No início do Proaero, a distância média era de 94 quilômetros, enquanto o mais longe estava a uma distância de mais de 513 quilômetros do aeroporto mais próximo. A meta é fazer com que a distância média seja 46,6 quilômetros, enquanto a máxima não ultrapasse os 80 quilômetros.

Capelinha

No aeroporto de Capelinha deverão ser investidos cerca de R$ 7,93 milhões,. As obras de melhoramento e ampliação consistem em terraplenagem, drenagem, restauração e pavimentação da pista de pouso, a implantação dos sistemas de sinalização diurna e balizamento noturno para funcionamento 24 horas, proteção ambiental e ampliação da cerca de proteção no contorno da área patrimonial. A previsão das obras será de 180 dias, a partir da data da ordem de início.
Com uma população em torno de 32 mil habitantes, o município tem a economia baseada na agricultura e no comércio. Seu principal produto de exportação é o café. A cidade é também pólo de microrregião constituídos dos municípios de Minas Novas, Leme do Prado, Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Turmalina, Veredinha, Itamarandiba, Carbonita, Aricanduva, Água Boa, e Angelândia.

Guaxupé

Já em Guaxupé,  o aeroporto receberá aproximadamente R$ 3 milhões para reforma. Serão realizadas obras de melhoria e pavimentação, ampliação da cerca de proteção no contorno da área patrimonial de acordo com o padrão Organização de Aviação Civil (Icao), melhoria da pavimentação da pista, balizamento noturno, biruta iluminada, iluminação de pátio, farol rotativo para operação noturna, permitindo funcionamento 24 horas, implantação do terminal de passageiros e do serviço de combate a incêndio.

O município possui 51 mil habitantes e tem como base econômica a atividade agrícola e industrial. Lá, o café é também o principal produto de cultivo, sendo exportado para vários países. Além do café, a criação de gado bovino leiteiro, de rebanhos suínos, eqüinos e galináceos se desenvolvem economicamente. Indústrias de grande porte estão instaladas na cidade, além de mais de 150 pequenas indústrias que atendem a região e vários setores, como: laticínios, doces, serralheria, pré-moldados de cimento, calçados, fios cirúrgicos, confecções, artesanatos, entre outras.