O Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais foi instituído pelo Decreto 44.077, de 21 de julho de 2005 e tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar boas idéias e práticas que contribuam ao aumento da eficiência da administração pública e da qualidade dos serviços por ela prestados.

"O trabalho desenvolvido pelo Bruno Alencar e pela Naélia Portugal, apoiado pelo subsecretário de Obras, Paulo Avelar, facilitou a relação entre o Estado e a sociedade, portanto nada mais justo do que reconhecê-los e parabenizá-los", disse Fuad Noman.

Segundo a coordenadora do prêmio, a assessora da Superintendência de Modernização Institucional da Seplag, Cristina Torres, os trabalhos deste ano apresentaram um elevado nível de qualidade.

O Preço Setop foi premiado na categoria "experiências e iniciativas de sucesso implementadas". Trata-se de uma planilha que possui 2.100 ítens de composições de custos unitários, com preços regionalizados e atualizados, para garantir melhores condições de execução e maior resultado econômico das obras.

Na avaliação do subsecretário de Obras, Paulo Avelar, o Preço Setop deu início a construção de uma nova política de gestão de recursos para as obras do Estado de Minas Gerais. "Os municípios de Minas não tinham referencias de preços. Hoje as referencias são regionalizadas e dão aos prefeitos tranqüilidade em seus orçamentos. Além disso, as obras do Deop , que atende todas as secretarias, também usam o preço Setop como referencia".

A consulta à planilha Preço SETOP pode ser realizada por meio do sítio eletrônico da Setop www.transportes.mg.gov.br tanto pelas prefeituras, órgãos da Administração Estadual Direta ou Indireta ou por setores da iniciativa privada.

Já o SIGES recebeu o 3º lugar na categoria "experiências e idéias inovadoras implementáveis". O Sistema reúne informações gráficas e tabulares de desempenho financeiro geral do sistema, análises físicas e financeiras dos programas da Secretaria de Transportes e Obras Públicas, do planejamento estratégico e do acordo de resultados, além de informações sintéticas sobre a carteira de obras do Deop e acompanhamento da racionalização dos gastos da instituição.

"O sistema possui uma interface amigável além de uma acessibilidade muito boa, ou seja, onde houver acesso a rede Prodemge o usuário terá acesso as informações. Atualmente a alta administração da vice governadoria, da Setop e da Seplag possuem acesso ao Siges. É importante ressaltar que este projeto foi desenvolvido sem a utilização de recursos extras", conta o Assessor Chefe de Gestão de Projetos da Setop, Bruno Alencar.

"Este é um resultado muito importante, já que são projetos ainda em evolução que recebem este importante reconhecimento. Temos certeza que estes projetos contribuirão para uma melhor gestão do Estado", destaca o secretário-adjunto da Setop, João Fleury.

A comissão julgadora dos trabalhos foi presidida pelo diretor da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, Afonso Henriques Borges Ferreira, e formada por representantes da Seplag, Thaís de Oliveira Santos; da Fundação João Pinheiro, Simone Dufloth; do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Luis Aureliano Gama de Andrade; e pelos convidados Elisabete Ferrarezi, Coordenadora Geral de Pesquisa ENAP; Evelyn Levi, especialista sênior do setor público do Banco Mundial; e Sólon Pinto, vice-presidente da Brisa - Sociedade para Desenvolvimento da Informação.

Conforme enfatizou Evelyn Levy, do Banco Mundial, "O 3º Prêmio de Excelência em Gestão Pública do Estado de MG demonstra que o "Choque de Gestão" não é mais somente um conceito de alta administração. Uma boa parte dos trabalhos reflete preocupações com a mensuração e o gerenciamento de resultados. Significa, portanto, que a cultura incentivada pelo "Choque de Gestão" está efetivamente penetrando o conjunto da máquina pública, revelando que os servidores estão se apropriando do modelo".

O Preço Setop foi desenvolvido pela equipe da Superintendência de Projetos e Custos e foi apresentado por: Naélia Portugal e Gabriel Guimarães. Já o Sistema de Gestão Estratégica foi elaborado pela equipe da Assessoria de Gestão de Projetos: Bruno Alencar, Tiago Cançado, Bárbara Godoi, Celso Senachi e Warlei de Oliveira.

O secretário de Transportes e o Obras Públicas, Fuad Noman, recebeu da secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, nesta quarta-feira (17), as placas referentes aos 2º e 3º lugares conquistados pelo Preço Setop (planilha referencial de preços para as obras de edificação do Estado) e pelo o Sistema de Gestão Estratégica (sistema integrado de informações estratégicas da Setop) no "3º Prêmio Excelência em Gestão Pública".