Aeroporto de Manhuaçu. Foto: Divulgação
Aeroporto de Manhuaçu.
Foto: Divulgação

Com o objetivo de impulsionar a aviação regional e sub-regional e impulsionar a economia das diversas regiões do Estado, o Governo de Minas, em 2008, investiu R$ 54 milhões no Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), gerenciado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. Até junho de 2009, outros R$ 70 milhões deverão ser investidos.

Os investimentos foram destinados para construção, melhorias e reformas dos aeroportos, que incluem ampliações e melhorias na pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio de aeronaves, terraplenagem, drenagem, restauração e pavimentação, implantação dos sistemas de sinalização diurna e noturno, construção de terminal de passageiros, seção de contra-incêndio, entre outros.

Neste ano, foram feitas intervenções nos aeroportos de Governador Valadares, Ubá, Regional da Zona da Mata, Araxá, Frutal, Guanhães, Oliveira e Ituiutaba. Já foram concluídas as obras dos aeroportos de Frutal, Guanhães, Araxá e Oliveira.

Estão sendo licitadas as obras referentes aos aeroportos de Capelinha, Guaxupé, Ouro Fino, Lavras, Claúdio, Divinópolis, Curvelo, Piumhi e Passos.

"A melhoria dos aeroportos regionais reflete diretamente na economia local, no turismo e no transporte de passageiros, beneficiando o intercambio entre os grandes centros consumidores e os pólos produtores, completando a ligação à região através da malha rodoviária", analisou o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.

Para o subsecretário de Transportes, Fabrício Torres Sampaio, o programa deve uniformizar a qualidade do atendimento dos aeroportos locais e regionais em Minas. "Os projetos de engenharia estão voltados para a pavimentação e melhorias da pista, implantação de balizamento noturno e construção de terminal de passageiros; com o objetivo de oferecer ao Estado uma infra-estrutura em aeroportos capaz de atender a diferentes demandas, turísticas, comerciais e industriais", falou.

Até 2011 todos os aeroportos que fazem parte do Proaero terão suas obras iniciadas.

META

A média anual de investimentos do Proaero na reforma, ampliação e adequação dos aeroportos é de R$ 65 milhões, com recursos do governo estadual e federal. Em Minas, dos 151 aeroportos cadastrados para atendimento público, 32 serão selecionados pelo Programa para, até 2011, estarem adequados como aeroportos regionais e assim realizarem atendimentos a rotas comerciais e de carga.

Junto com a melhoria da operação e a implantação dos aeroportos regionais, é realizada a melhoria da malha rodoviária com o objetivo de facilitar o acesso aos terminais aeroportuários. As rodovias estão sendo restauradas em ações paralelas e a partir de programas específicos do setor rodoviário.

A implantação dos aeroportos regionais refletirá na economia local, no turismo e no transporte de passageiros. Na área econômica, a melhoria da rede de aeroportos estaduais, em operação 24 horas, deverá beneficiar o intercâmbio entre os grandes centros consumidores e os pólos produtores, completando a ligação à região através da malha rodoviária. Até agora, o Proaero já beneficiou diretamente 14 municípios, com investimentos da ordem de R$ 100 milhões.

OUTROS ANOS

Em 2007 foram licitadas as obras nos aeroportos de Frutal, Oliveira, Ubá e Governador Valadares com recursos investidos pelo Estado da ordem de R$ 45 milhões, sendo que os dois primeiros já estão com as obras concluídas e os outros dois estão com as obras em andamento.

Em 2006 foram investidos R$ 71milhões na ampliação e melhorias de cinco aeroportos: São João Del Rey, Diamantina, Manhuaçu, Iturama e Ituiutaba.

Estão contratados projetos de Engenharia Aeroportuária de 82 aeroportos, cujas obras estão programadas, dentro do programa Proaero, para os anos de 2009, 2010 e 2011.

PROGRAMA

O ProAero visa dotar o estado com de uma rede de aeroportos de pequeno e médio porte, com o objetivo de impulsionar a aviação regional e sub-regional, melhorando as condições de transporte de carga e passageiros. Atualmente, Minas Gerais possui uma rede de 151 aeroportos públicos, sendo 45 com pista pavimentada e operação visual diurna e 25 com operação visual noturna. Os outros 81 contam com pista não pavimentadas.

Outro objetivo é a redução da distância média da sede de um município, por meio de rodovia pavimentada, a um aeroporto. A meta do Proaero, até 2011, com a conclusão das obras previstas no programa, será de ter 92% dos municípios mineiros localizados a uma distância média de 80 quilômetros de um aeroporto público com funcionamento diurno e noturno. Em 2011, serão 160 aeroportos públicos em operação.

Segundo Noman, Minas passa por um processo de crescimento e os aeroportos facilitam e ampliam o acesso ao turismo, educação, saúde, agronegócio. "Com os investimentos, melhoramos os aspectos econômicos do Estado aproximando as regiões, além de acompanhar o crescimento da aviação regional, interligando tanto o Estado, quanto seu entorno", finalizou.

MALHA AEROPORTUÁRIA APÓS O TÉRMINO DAS OBRAS

TIPO DA PISTA

PAVIMENTADA – Operação VFR - Visual Diurno

PAVIMENTADA COM BALIZAMENTO NOTURNO:

· Operação VFR – Visual Diurno e Noturno

· Operação IFR – Vôo Instrumento Diurno e Noturno