Os nove aeroportos receberão R$ 70 milhões em investimentos. Foto Osvaldo Afonso.
Os nove aeroportos receberão R$ 70 milhões
em investimentos. Foto Osvaldo Afonso.
O Governo de Minas, por intermédio do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop), autorizou nesta quinta-feira (15) o início das obras de reforma e melhoramentos em oito aeroportos do interior do Estado, além do início da construção do terminal aeroportuário de Claúdio. Deverão ser investidos cerca de R$ 70 milhões, sendo beneficiados os municípios de Capelinha, Guaxupé, Ouro Fino, Lavras, Divinópolis, Curvelo, Piumhi e Passos. A contratação é a preço global, ou seja, sem a possibilidade de aditivos nos contratos e o prazo de execução das obras varia de 150 a 240 dias, após o início.

As obras serão realizadas com recursos do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), cujo objetivo é dotar o Estado de uma rede de aeroportos de pequeno e médio porte, com o objetivo de impulsionar a aviação regional e sub-regional, melhorando as condições de transporte de carga e passageiros.

Outro objetivo do programa é a redução da distância média da sede de um município, por meio de rodovia pavimentada, a um aeroporto. No início do Proaero, essa distância era de 94 quilômetros, com o mais longe ficando a uma distância superior a 500 quilômetros. A meta é fazer com que a distância média seja 46,6 quilômetros, enquanto a máxima não ultrapasse os 80 quilômetros.

A seleção dos aeroportos contemplados foi baseada na distribuição estratégica do Estado, na densidade populacional, nas melhorias previstas no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (Paemg) e nos pareceres das vistorias realizadas pelos técnicos do Comando da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em parceria com os representantes do Governo de Minas.

Para o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas em exercício, João Fleury, "esta ação beneficiará não só o desenvolvimento econômico do Estado, mas também a saúde das pessoas, já que um aeroporto permite o transporte mais rápido de órgãos a serem transplantados", concluiu o secretário.

AS OBRAS

Em Cláudio, está prevista a construção total do aeroporto, com pista de 1.000 metros por 30 de largura, taxi way, estacionamento de aeronaves, terminal de passageiros, equipamentos para operação 24 horas e alambrado cercando a área patrimonial. Na pista poderão pousar aeronaves com capacidade para transportar até 50 passageiros.

A reforma da pista do aeroporto de Capelinha prevê também a ampliação da mesma para 1.600 metros por 30 de largura. Será construído um setor de combate a incêndio e implantado o balizamento noturno e alambrados em torno da área patrimonial. A capacidade será para receber aeronaves com 42 a 50 lugares.

O conjunto de intervenções no aeroporto de Guaxupé contempla a implantação do balizamento noturno, a reforma da pista; que terá 1.500 metros por 30 de largura; a construção do setor de combate à incêndio, do terminal de passageiros e a colocação de alambrado. As aeronaves poderão ter até 18 lugares.

Constam no projeto da cidade de Ouro Fino a reforma e a melhoria da pista, com a construção do taxi way (pista de acesso entre a pista de pouso e o estacionamento) e do estacionamento de aeronaves. Serão também instalados equipamentos para o balizamento noturno e alambrados. A pista terá condições para receber aeronaves com até 18 lugares.

Em Lavras, a pista será reformada, mas não haverá ampliação da pista que já tem 1.500 metros de extensão por 30 de largura. Será construído o setor contra incêndio, o terminal de passageiros, o estacionamento para aeronaves e o taxi way. O terminal poderá receber aeronaves com até 50 passageiros.

Na cidade de Divinópolis, a pista continuará com 1.540 metros de extensão por 30 de largura e será reformada juntamente com o taxi way e o estacionamento de aeronaves. O setor de combate à incêndio será construído e instalado o balizamento noturno. Alambrados serão colocados em torno do patrimônio e as aeronaves serão para capacidade de 50 lugares.

No aeroporto de Curvelo, será reformada pista tem hoje 1.200 metros de extensão por 23 de largura, o taxi way e o estacionamento de aeronaves. Serão instalados o setor de combate contra incêndio, alambrados em volta da área construída e equipamentos para o balizamento noturno. Será construído o terminal de passageiros e a capacidade das aeronaves será de até 18 lugares.

Em Piumhi o aeroporto será contemplado com a pavimentação da pista já existente, que tem 1.148 metros por 30 de largura, construção do taxi way, do estacionamento de aeronaves, do terminal de passageiros e do setor de combate à incêndio. Equipamentos para balizamento noturno serão instalados, a área patrimonial será cercada e a capacidade das aeronaves será para até 18 lugares.

O aeroporto de Passos terá a pista reformada e ampliada para 1.500 metros por 30 de largura. Será feita a reforma e ampliação do terminal de passageiros e construção do setor de combate à incêndio. Instrumentos para balizamento noturno e alambrados no entorno do local serão instalados. O terminal terá condições de receber aeronaves com até 50 passageiros.

Investimentos ProAero
Município Valor