A pesquisa é aplicada aos órgãos e entidades clientes da Setop/Deop, através de uma seleção proporcional ao percentual de obras concluídas no período anterior, priorizando as de maior valor. Os critérios de avaliação (nota de 0 a 10) são: qualidade do projeto; do processo licitatório; do processo executivo; da obra; funcionalidade da obra; relacionamento com o Deop; relacionamento com a Setop.
Presente no evento, o diretor-geral do Deop, João Antônio Fleury ressaltou o trabalho em conjunto, onde o papel de cada um é definido, o que reflete diretamente no resultado das pesquisas dentro e fora da instituição. "Podemos mostrar quem somos para os nossos clientes e a forma como os tratamos. Assim, melhoramos a relação do Estado com a sociedade, e ainda, mostrar o cuidado com a aplicação dos recursos públicos", falou.
No item Resultado por Área de Governo, por exemplo, a média de satisfação da Educação alcançou 8,07, atendendo aos critérios citados acima. Em execução da obra, vale lembrar que o nível de satisfação chegou a 8,17, sendo que a média era de aproximadamente 7, demonstrando a qualidade dos serviços prestados.
Para Paulo Avelar, subsecretário de Obras Públicas, o resultado satisfatório na pesquisa se deve a melhoria da qualidade, tendo em vista a utilização das ferramentas preço, prazo e qualidade em todos os momentos. "É fundamental atendermos bem os nossos clientes, objetivando a transparência e o planejamento, que resulta em obras com projetos executivos bem elaborados", avaliou.
Obras
Realizado hoje (02.02), no auditório do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), o evento além de expor a Pesquisa de Satisfação dos Clientes, apresentou a subsecretaria de Obras Públicas e suas abrangências e os projetos e obras executados pelo Deop para técnicos, engenheiros e profissionais da área.
O objetivo foi apresentar as atividades realizadas pela subsecretaria de Obras, os trabalhos desempenhados nos últimos anos pelo Deop e avaliar a satisfação dos clientes - as secretarias do Estado - em relação aos trabalhos executados.
Iniciando as apresentações, o subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar detalhou o planejamento, controle, formas de atuação, projetos executivos, além dos projetos padrão implantados pela subsecretaria, bem como a pesquisa de satisfação dos clientes.
Ele explanou, ainda, sobre a criação do preço referência para as obras de engenharia e as prefeituras. "O Preço Setop é um modelo para todo o Estado. Até então, as obras eram feitas a preço unitário e não se tinha um projeto bem definido. Sem preço de referência e sem um projeto padrão, estas obras se tornavam muito onerosas e seus prazos eram muito estendidos", afirmou. Ressaltou também, que todos os 853 municípios mineiros executam algum tipo de obra com investimentos do Governo neste momento utilizando o preço Setop.
Durante o encontro, diretores do Deop apresentaram um demonstrativo de desempenho de projetos e obras executadas. De 2003 a 2008 o número de obras concluídas foi de 1.080, saltando de 49 em 2003 para 142 em 2008. Os investimentos das obras concluídas foram de R$ 1,2 bilhão. Os segmentos são as secretarias de Educação, Saúde, Defesa Social, Infra-estrutura, Fazenda, Equipamentos Públicos e Unidade de Gerenciamento do Empreendimentos/Arrudas.