Aeroporto de Araxa
Secretario de Estado de Transportes e
Obras Públicas, Fuad Noman

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia e o secretario de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, inauguraram, na sexta-feira (20), as obras de reforma, melhoria e ampliação do Aeroporto Romeu Zema, em Araxá, na região do Alto Paranaíba.

A ação é do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), com investimento do Governo de Minas da ordem de R$ 4,4 milhões. “É uma obra que traz segurança aos vôos. Araxá é servida por linha aérea regular. Isso é fundamental, porque não só permite o fluxo de turistas, mas serve também ao mundo empresarial de Araxá e também às questões de saúde pública, das necessidades de transplantes, emergências. Isso permite que não só Araxá, mas toda a região seja servida pelo aeroporto”, disse Anastasia.

A reforma e recuperação do Aeroporto Regional de Araxá, administrado pela Prefeitura, é a décima obra concluída por meio do Proaero. Foi iniciada em janeiro de 2008 e concluída em fevereiro de 2009. “Até 2011, todos os mineiros terão disponível um aeroporto 24 horas a 100 quilômetros de distância, no máximo”, ressaltou o secretário Fuad Noman.

Outras nove cidades já tiveram melhorias nos aeroportos: Poços de Caldas, São João del-Rei, Diamantina, Zona da Mata (Goianá), Iturama, Ituiutaba, Manhuaçu, Guanhães e Frutal. Até 2008, foram investidos R$ 202 milhões no Proaero. Em 2009 o investimento previsto, até junho, é de R$ 70,8 milhões.

Também participaram da solenidade de inauguração a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, e o secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas e diretor-geral do Departamento de Obras Públicas (Deop), João Antonio Fleury.

Aeroporto de Araxá

O Aeroporto Romeu Zema possui pista com 1.900 metros de extensão e 30 metros de largura. Funciona com operações diurnas e noturnas e atualmente recebe aviões com porte de 44 passageiros, mas tem capacidade para receber vôos de até 140.

É classificado pelo Proaero como Aeroporto Regional – Turismo. Dentre as melhorias executados na obra de reforma e ampliação, estão a restauração da pista de pouso e decolagem; drenagem e nivelamento da plataforma da faixa de pouso; revisão e recuperação do sistema de balizamento noturno e diurno; implantação de Serviços de Combate a Incêndio (Secinc) e ampliação e reforma do terminal de passageiros.

Além dos vôos fretados, uma companhia aérea opera no aeroporto com três vôos diários, de ida e volta, na linha Belo Horizonte/Araxá, com conexões para diversas cidades de outros estados do país e do interior de Minas Gerais.

Romeu Zema, que dá o nome ao aeroporto de Araxá, nasceu em Ribeirão Preto, em São Paulo, em 1914, e foi um dos principais fundadores do Aeroclube de Araxá, do qual foi presidente durante dez anos, além de trabalhar para levar a aviação civil para a cidade. Faleceu em 1957, em acidente aéreo.