Setop inicia curso sobre Pavimentos Intertravados
Setop inicia curso sobre Pavimentos
Intertravados

O auditório da Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas recebeu, nessa quinta-feira (28), engenheiros e técnicos de prefeituras conveniadas à Setop e à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para o primeiro dia do curso sobre Pavimentos Intertravados.

Realizado em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o curso vai apresentar aos participantes as diversas aplicações dos pavimentos com peças pré-moldadas de concreto em obras urbanas, portuárias, industriais e aeroportuárias, além das características peculiares desse material e as recomendações básicas para a construção dos pavimentos e seu controle.

Durante a abertura, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman destacou a importância da aplicação dos pavimentos intertravados nos pequenos municípios sob o ponto de vista das prefeituras e das comunidades. “Nós começamos aqui uma campanha para mostrar a importância de trocar o asfalto pelos intertravados devido a uma série de vantagens e benefícios. Eu destaco a geração de emprego e renda, já que o asfalto é produzido em usinas que só os grandes municípios têm. Já os intertravados utilizam a mão de obra local, além de serem mais definitivos e bem acabados. ”, disse.

Segundo o gerente da ABPC, Lincon Raidan, os pavimentos intertravados movimentam a economia local e também apresentam vantagens ecológicas. “Para que isso seja realidade é preciso ter um produto de qualidade, um bom projeto e mão de obra adequada. O objetivo do curso é nivelar essas informações para as prefeituras e contribuir para que elas empreguem o dinheiro do contribuinte de maneira mais adequada, sem queimar o produto”.

Esteve presente também na abertura do evento o subsecretário de Transportes e Obras Públicas, José Bonifácio Mourão.

Curso
A aula foi ministrada pelo engenheiro civil, mestrando em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável e professor do curso de especialização na área de pavimentação e restauração rodoviária e aeroportuária, Dalter Pacheco Godinho. O professor dividiu a apresentação em três módulos: Introdução a Pavimentos Intertravados, em que foram abordados os exemplos de aplicação desse recurso, os tipos de pavimentos, as vantagens da utilização, além das matérias-primas, os tipos de produção, equipamentos e controle de qualidade. Nesse módulo, o professor falou sobre o histórico da utilização dos pavimentos.

No segundo módulo, Projeto e Dimensionamento dos Pavimentos Intertravados, Godinho explicou os procedimentos para a produção desses pavimentos e no terceiro retratou as patologias decorrentes do projeto, da fabricação das peças e da construção.

Essa primeira aula girou em torno de questões teóricas, enquanto a aula de amanhã será prática, incluindo uma visita técnica.

Agência Minas, acesse as notícias do Governo de Minas Gerais. Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais